O total colhido de milho no Paraná avançou para 29% da área total cultivada, alta de 16 pontos percentuais na comparação com a semana anterior, à medida que o Estado registra uma das colheitas mais antecipadas da história, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), publicados nesta terça-feira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
O departamento estadual indicou ainda uma manutenção da condição das plantações, afetadas pelo clima seco anteriormente: 52% da área plantada está avaliada como “boa”; 31% da teve avaliação “média” e 17% “ruim”.
O tempo seco que estimulou a maturação das lavouras também reduziu o potencial produtivo, segundo o Deral. Além disso, a safra foi plantada antecipadamente, o que explica a colheita precoce.
A estimativa de produção de 13,2 milhões de toneladas na segunda safra de milho deverá ser revisada para baixo no levantamento do final do mês, indicou o Deral.
O órgão do governo do Paraná apontou também que o plantio de trigo atingiu 91% da área projetada, alta de nove pontos percentuais ante a semana anterior.
O Deral também relatou uma redução na condição das plantações. Agora, 79% da área plantada está avaliada como boa, versus 83% na semana anterior. A avaliação “média” foi feita para 17% das lavouras ante 14%, e a ruim para 4% versus 3%.