O grupo de países do Brics apoiou uma iniciativa para estabelecer uma bolsa de grãos, disse a ministra da Agricultura da Rússia, Oksana Lut, nesta sexta-feira (28).
A bolsa permitiria que os compradores adquirissem diretamente dos produtores e foi apoiada pelo presidente russo, Vladimir Putin, antes de uma cúpula do Brics a ser realizada na Rússia em outubro.
“Trabalharemos em conjunto com nossos colegas na criação e desenvolvimento dessa plataforma e no desenvolvimento da possibilidade de liquidações em moedas nacionais dos países do Brics”, disse Lut após uma reunião de representantes do bloco realizada em Moscou.
O grupo Brics, que inclui Brasil, Índia, China e África do Sul, entre outros, é responsável por mais de 30% da terra agrícola global, de acordo com o centro de exportação russo Agroexport.
Ele também é responsável por mais de 40% da produção global de cereais e carne, quase 40% dos produtos lácteos e mais de 50% da produção total de peixes e frutos do mar.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
“No ano passado, a associação respondeu por mais de um terço das exportações russas de produtos agroindustriais, ou seja, 15 bilhões de dólares”, disse Lut sobre os países do Brics.