A Rússia pode declarar uma emergência nacional até o final desta semana devido às geadas que danificaram as plantações, disse a ministra da Agricultura, Oksana Lut, nesta segunda-feira.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A agência de notícias estatal RIA citou Lut como tendo dito que esperava que a medida fosse declarada, abrindo caminho para reivindicações de seguro, após uma reunião de um comitê do ministério de emergências.
Várias regiões russas já declararam emergências locais por causa das geadas, que atingiram plantações que vão de grãos a maçãs.
A consultoria agrícola Sovecon disse na semana passada que esperava que a safra de trigo da Rússia caísse para 82,1 milhões de toneladas métricas este ano, abaixo da previsão anterior de 85,7 milhões de toneladas.
Lut disse que a extensão dos danos ainda não havia sido calculada em termos monetários. O chefe da União de Grãos da Rússia disse em 27 de maio que cerca de 1,5 milhão de hectares de plantações tinham sido danificados.
A agência de notícias TASS citou Lut separadamente, dizendo que a Rússia encontraria outros mercados para seus grãos depois que a União Europeia disse, na semana passada, que imporia tarifas proibitivas sobre cereais, sementes oleaginosas e produtos derivados da Rússia e da Belarus a partir de 1º de julho, uma medida que, segundo o bloco, interromperia as importações desses produtos.