A produção total de etanol pelas usinas do centro-sul do Brasil somou 2,55 bilhões de litros na segunda quinzena de julho, alta de 3,47% em relação ao mesmo período do ano passado, em meio a um aumento do consumo, afirmou a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nesta terça-feira (13).
Usinas destinaram um pouco mais da matéria-prima para a produção do biocombustível, enquanto houve um aumento de 40,8% na produção de etanol a partir do milho, para 349,6 milhões de litros, segundo dados da Unica.
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Assim, ocorreu um aumento da produção de etanol apesar de uma queda na moagem de cana no período, que impactou também fabricação do açúcar, segundo dados da Unica.
A moagem de cana do centro-sul do Brasil somou 51,31 milhões de toneladas (-3,35% na comparação anual), enquanto a produção de açúcar atingiu 3,61 milhões de toneladas (-2,16%) na segunda quinzena de julho.
Apesar de uma qualidade da matéria-prima e produtividade menores nesta safra de cana, a produção de açúcar do centro-sul ainda acumula alta de 7,98% na safra desde o início de abril, para 20,75 milhões de toneladas.
Estima-se uma redução na produção ao longo do segundo semestre, por conta efeito do tempo seco, após uma safra de alta produtividade no ciclo passado.
Usinas reduziram levemente para 50,28% a fatia de cana direcionada para a produção de açúcar na segunda quinzena, enquanto a parcela de cana destinada para a fabricação de etanol aumentou para 49,72%, ante 49,37% na mesma quinzena da safra passada.
VENDAS DE ETANOL
No mês de julho, as vendas de etanol pelas unidades produtoras do centro-sul totalizaram 2,96 bilhões de litros, salto de 16,60% em relação ao mesmo período da safra 2023/2024, com impulso da comercialização de etanol hidratado, que puxou o aumento da produção na última quinzena (+8,25% em relação ao mesmo período de 2023).
As vendas de etanol hidratado aumentaram 42% em julho, para (1,88 bilhão de litros), enquanto a comercialização de etanol anidro (usado como mistura na gasolina) recuou 11,22%, para 1,08 bilhão de litros.
“As vendas de hidratado em julho mantiveram a mesma tendência de crescimento observada em praticamente todos os meses deste ano, refletindo a competitividade do biocombustível na maior parte do mercado consumidor”, disse o diretor de Inteligência Setorial da Unica, Luciano Rodrigues.
O hidratado concorre com a gasolina nas bombas.
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No início do mês passado, a Petrobras elevou em 7% o preço da gasolina para as distribuidoras.