O Ministério da Agricultura da Ucrânia concordou com comerciantes e associações agrícolas do país em limitar as exportações de trigo na temporada de julho-junho de 2024/25 a 16,2 milhões de toneladas, informou o ministério nesta terça-feira (03).
O governo e os comerciantes assinam anualmente um memorando no qual as autoridades prometem manter os termos de troca existentes. Além disso, o temor também não restringe as exportações dentro do volume acordado. Ao mesmo tempo, os comerciantes se comprometem em não exceder o volume.
Leia também
O ministério disse que o trigo é a única exportação de commodities agrícolas que terá restrições. “As partes concordaram em monitorar mensalmente o volume das exportações de grãos e, se necessário, ajustar o teto de exportação em janeiro de 2025”, disse um comunicado do ministério.
A Ucrânia exportou 18,3 milhões de toneladas de trigo na temporada 2023/24 depois de colher mais de 22 milhões de toneladas da commodity. Este ano, segundo o ministério, a safra de trigo pode encolher para 21,8 milhões de toneladas devido a uma onda de calor neste verão. Vale lembrar que o país do Leste Europeu está em guerra com a Rússia desde fevereiro de 2022.
- Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
As exportações de trigo da Ucrânia atingiram 3,59 milhões de toneladas em 30 de agosto, informou o ministério na semana passada. Em igual período de 2023, as exportações de trigo somaram 1,06 milhão de toneladas.