Os exportadores de grãos da Argentina faturaram um total de US$ 2,451 bilhões (R$ 13,73 bilhões) em agosto, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, informou nesta segunda-feira a câmara CIARA-CEC, de exportadores de grãos.
A CIARA-CEC disse que as receitas das empresas do setor caíram 6% em relação a julho. No período de janeiro a agosto, houve um aumento de 9,4%.
Leia também
“A exportação de grãos e produtos da indústria de óleo de soja continua condicionada a um ritmo moderado de vendas e fixações”, disse o CIARA-CEC em um comunicado.
A entidade acrescentou que a receita em moeda estrangeira em agosto foi o resultado do novo regime cambial para exportações em vigor desde dezembro de 2023, quando o presidente Javier Milei assumiu o cargo prometendo melhorar as perspectivas para os agricultores.
A CIARA-CEC também mencionou o impacto do clima no ritmo das colheitas de milho e soja, bem como os termos de troca favoráveis.
- Inscreva sua empresa na lista Forbes Agro100 2024
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
A Argentina é um dos dois maiores exportadores mundiais de óleo e farelo de soja, o terceiro no caso do milho e um grande produtor de trigo. O farelo de soja é o principal produto de exportação do país, respondendo por 12% do total.