Os agricultores ucranianos tinham semeado 4,68 milhões de hectares de grãos de inverno para a safra de 2025 até 28 de outubro, ou 90,2% da área esperada de 5,19 milhões de hectares, informou o Ministério da Agricultura na terça-feira.
A área inclui 4,13 milhões de hectares de trigo de inverno, ou 92,2% da área projetada. O trigo de inverno geralmente responde por 95% da produção total de trigo ucraniano a cada ano.
Leia também
Os agricultores também semearam 486,1 mil hectares de cevada de inverno e 66 mil hectares de centeio. Os meteorologistas estatais da Ucrânia disseram na semana passada que a maior parte da safra de inverno do país estava ameaçada, pois quase todas as lavouras semeadas estavam subdesenvolvidas.
Uma seca de duração recorde neste verão e no início do outono levou muitos agricultores a semear grãos em solo seco, e somente as chuvas recentes melhoraram a situação.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
Não havia dados comparativos ou outros detalhes na declaração do ministério. O órgão informou no ano passado que os agricultores tinham semeado 5,34 milhões de hectares de culturas de inverno até 31 de outubro, incluindo 3,73 milhões de hectares de trigo de inverno.
A área de trigo de inverno de 2025 é vista em cerca de 4,5 milhões de hectares, disse o ministério. A Ucrânia concluiu a colheita de trigo de 2024, produzindo cerca de 22 milhões de toneladas métricas, o mesmo volume colhido em 2023.