A Rússia sugeriu a criação de uma bolsa de grãos entre os países do Brics, com possibilidade de expandir o modelo para outras commodities no futuro. O anúncio foi feito pelo presidente russo, Vladimir Putin, durante a abertura da cúpula de líderes do grupo nesta quarta-feira (23).
Leia também
“Os países do Brics estão entre os maiores produtores mundiais de grãos, legumes e sementes oleaginosas. Nesse contexto, propusemos a abertura de uma bolsa de grãos do Brics”, declarou Putin aos demais líderes.
Segundo ele, a iniciativa visa estabelecer indicadores de preços mais justos e previsíveis para produtos agrícolas e matérias-primas, destacando a importância desse setor para a segurança alimentar global.
“A implementação dessa bolsa ajudará a proteger os mercados nacionais de interferências externas, especulações e tentativas de criar escassez artificial de alimentos”, completou Putin.
O presidente russo também mencionou a possibilidade de criar uma plataforma específica para o comércio de metais preciosos e diamantes.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
Além disso, Putin destacou planos para uma plataforma de investimentos do Brics, que facilitará o fluxo de investimentos entre os membros do bloco e poderá ser estendida para outros países do Sul Global.