A Strategie Grains aumentou ligeiramente sua previsão para a safra de milho da União Europeia deste ano, devido às boas perspectivas na França, embora as colheitas ruins nos países do sudeste provavelmente mantenham a produção abaixo da média e aumentem as importações.
A consultoria francesa manteve nesta quinta-feira sua estimativa para a safra de trigo da UE, a mais baixa em 12 anos, depois que as colheitas na França e na Alemanha foram prejudicadas pelas chuvas. Isso, segundo a Strategie Grains, deverá reduzir as exportações da UE para o nível mais baixo em seis anos.
Para o milho, a produção da UE foi projetada em 58,1 milhões de toneladas métricas, um aumento de 0,2 milhão em relação à previsão anterior, com uma revisão para cima para a França compensando um novo rebaixamento para a Romênia, atingida pela seca.
- Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
- Siga a ForbesAgro no Instagram
As fortes chuvas que levaram à pior colheita de trigo da França em 40 anos ajudaram o crescimento do milho, embora o início encharcado do outono estivesse atrasando a colheita.
A nova previsão da Strategie Grains para o milho da UE ainda estava bem abaixo da safra do ano passado, de 62,9 milhões de toneladas, e da média de cinco anos, de 63,5 milhões de toneladas, segundo a empresa.
A modesta safra esperada deve elevar as importações de milho da UE para mais de 20 milhões de toneladas em 2024/25, disse a consultoria.