Há pouco mais de um ano, o setor do agro entrou definitivamente na agenda da Vibra Energia, a empresa de distribuição de combustíveis e de lubrificantes que detém a licença de uso da marca Petrobras (antiga BR Distribuidora). “Estamos apenas no começo”, disse Juliano Prado, vice-presidente executivo de Comercial B2B da Vibra Energia, nesta quarta-feira (30), em São Paulo. De acordo com o executivo, as vendas totais para o agronegócio atualmente são da ordem de R$ 30 bilhões anuais no modelo B2B, de um total de R$ 65 bilhões. A companhia tem faturado para todo tipo de venda entre R$ 165 bilhões a R$ 180 bilhões nos últimos anos.
A Vibra Energia empresa está colocando no mercado seu primeiro produto exclusivo para o agro, um óleo lubrificante para uso em tratores, colheitadeiras e outros equipamentos, com tecnologia própria. É um óleo com alto índice de cetano, numa composição de nove aditivos visando o aumento da eficiência de motores. Numa explicação simples, o cetano é um composto químico que mede a qualidade de ignição de um combustível diesel, similar ao papel da octanagem na gasolina utilizada nos automóveis.
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A promessa de economia é da ordem de 5% em consumo de combustível para tratores e colheitadeiras, na média, podendo atingir até 13% em alguns casos. “Estamos comprometidos em entregar ao produtor uma solução que não só otimize os custos, mas também amplie a vida útil das máquinas”, disse Prado. Para lançar o produto, foram realizadas 50 mil horas de testes em fazendas de Mato Grosso e Bahia.
No índice de cetano, quanto mais alto ele for, mais fácil e rapidamente o combustível se inflama dentro do motor após a injeção. Em geral, combustíveis com um índice de cetano alto ajudam a reduzir ruídos, vibrações e emissões de poluentes, melhorando a eficiência e a performance dos motores a diesel. “Investimos em bases de abastecimento e mapeamos cinco corredores logísticos para garantir que os produtos agro cheguem ao produtor na hora certa,” diz Prado.
O mapeamento prioriza 13 regiões no Centro-Oeste e Sul, com planos de expansão para outras áreas ao longo de 2025. A empresa tem 26.500 clientes no setor B2B e cerca de 8.100 postos de combustíveis. No setor de aviação, onde já abastece 70% dos voos domésticos, conta com cerca de 3.000 clientes. O objetivo, segundo ele, é diversificar o portfólio e solidificar parcerias com os principais setores da economia nacional e o agronegócio tem um papel de peso. “Queremos estar próximos do produtor, não apenas para vender diesel, mas para entender e acompanhar suas operações, etapa a etapa”, afirmou.
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A distribuidora vende diretamente às fazendas ou empresas do setor volumes acima de 15 mil litros, parâmetro definido por lei. A empresa espera fechar negócio no primeiro ano de vendas com 100 clientes, em um mapeamento da ordem de 4.000 clientes. Segundo Prado, “a empresa é muito relevante no setor de cana-de-açúcar, mas tem muito o que crescer em grãos”, por exemplo. Ele diz que a companhia tem hoje um market share entre 22% e 24% no segmento de grãos.
Os investimentos da Vibra Energia foram de R$ 500 milhões em infraestrutura no Centro-Oeste e Arco Norte do país nos últimos anos. Na venda direta aos clientes, o B2B, os produtores rurais consomem por ano 3 bilhões de litros de diesel da companhia, considerando as cadeias de valor fora e dentro das fazendas. De acordo com Prado, esse volume representa algo em torno de 25% das vendas totais do combustível da Vibra Energia. Em lubrificantes, onde está o lançamento atual, são comercializados anualmente 120 milhões de litros ao ano, quase metade do total vendido.
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