Mostrar ao mundo que o Brasil produz bebidas espirituosas, ou destiladas, como a cachaça, está na agenda de Giovanni Tápparo, sócio-proprietário e terceira geração no comando do Engenho Dom Tápparo, localizado em Mirassol, no interior de São Paulo. As espirituosas são aquelas bebidas com alto teor alcoólico, que incluem também a vodca, o rum, a tequila, o uísque e o conhaque.
Hoje (1), a Dom Tapparo recebeu prêmios em duas categorias no Global Spirits Masters Competition, promovido pela plataforma britânica The Spirits Business: uma na Liqueur Masters 2024 e outra na Pre-Mixed Hard Seltzer Masters 2024. A Dom Tápparo tem em sua agenda cerca de seis concursos por ano. “Onde descobrimos que tem concurso, mandamos nossos produtos”, conta Giovanni em entrevista à Forbes. Faz parte do esforço da marca para se firmar no cenário global de bebidas, e segundo ele, fundamentais para validar a qualidade da cachaça.
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“A maioria desses eventos é feita com testes às cegas. Ninguém sabe a marca, ninguém sabe de nada, e é isso que é o mais legal. Então, se ganha pela qualidade do produto mesmo”, diz Giovanni. Fundado em 1978 por José Tápparo, o engenho da família iniciou suas atividades produzindo cachaça para consumo próprio e para presentear amigos.
O negócio familiar de cachaça artesanal hoje envolve a segunda e terceira gerações da família Tápparo, que produz bebidas envelhecidas em diversos tipos de madeira, como carvalhos europeu e americano, amburana e jequitibá. Da terceira geração estão com Giovanni, Bruno e Breno, nas áreas comerciais e agronômicas para a produção da cana-de-açúcar e gestão do engenho.
Na Seltzer Masters foram quatro prêmios internacionais por suas bebidas ice, misturas de espirituosas combinadas com frutas, geralmente gaseificadas e com teor alcóolico entre 4% e 7%. No caso da cachaça pura, o teor deve estar entre 38% e 48% em volume a 20°C, conforme a legislação brasileira.
A Dom Tápparo, que tem uma parceria para a produção dos ices com o Grupo Petrópolis e o cantor sertanejo Leonardo, trouxe para casa a medalha de Ouro com a Cabaré Ice Limão, na categoria Pre-Mixed Hard Seltzer Masters 2024, concurso global organizado pela revista britânica The Spirits Business, como parte da série Global Spirits Masters Competitions. Os prêmios com os ices ocorrem pelo segundo ano consecutivo.
Na competição, os hard seltzers são degustados às cegas por um painel de especialistas e premiados aqueles com pontuação acima de 90, em uma escala de 100. “Queríamos uma bebida mais refrescante, e a ideia de adicionar um toque de cachaça ao estilo vodka ice foi bem recebida pelo mercado”, afirma Giovanni. As outras três medalhas de prata foram para a Cabaré Ice Frutas Amarelas, Cabaré Ice Tangerina e Cabaré Ice Frutas Vermelhas. Participaram desta etapa da disputa 115 bebidas de 36 empresas de todo o mundo.
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Na categoria Liqueur Masters 2024, o ouro foi para a Dom Tápparo Paçoca e a prata para a Dom Tápparo Licor Fino de Doce de Leite. No caso da Cachaça Cabaré, ela é exportada para 11 países, incluindo Estados Unidos, Portugal, Espanha e Inglaterra.
“Para os ices e os licores estamos buscando novos parceiros na distribuição”, afirma Giovanni, destacando que o público jovem tem sido um foco da empresa, especialmente com o lançamento dessa linha Cabaré Ice. “Queremos um público mais jovem, que consome essa bebida em festas e baladas”. A estratégia é aproximar a cachaça do universo das bebidas refrescantes.