O valor global do mercado de Fast Foods em 2024 aumentou 15% em relação a 2023. Os dados são do estudo BrandZ Global 2024, da Kantar. O Top 10 deste segmento tem um valor de marca de US$ 392,025 bilhões, sendo o Top 3 ocupado por McDonald’s, Starbucks e KFC. As demais redes são a Subway, Domino’s Pizza, Pizza Hut, Taco Bell, Burger King, todas com operações no Brasil e duas ainda fora do mercado local, a Chipotle e Chick-fil-A.
Os dados da Kantar do setor de fast foods foram apresentados em junho, quando a consultoria fez o anúncio global. Agora, no fechamento de 2024, a Forbes faz um recorte dessa lista, adicionando o valor de mercado com base nas cotações de suas ações em 14 de dezembro, para aquelas com operações em bolsas de valores.
Leia também
Também fez um levantamento de quais redes de fast foods que atuam no Brasil possuem parcerias locais que mostram com ênfase nas cadeias de produção dos alimentos. O McDonald’s tem cerca de 1.100 restaurantes operados pela Arcos Dorados (América Latina e Caribe). Em novembro, a empresa lançou uma série de vídeos para informar seus consumidores sobre práticas de campo. Na carne bovina, por exemplo, faz monitoramento por imagens de satélite onde os animais são criados, por meio da Agrotools, empresa de tecnologia e inteligência para o agronegócio.
Desde 2020, o monitoramento é de 100% das fazendas no Brasil. No café, as operações possuem a Certificação Rainforest Alliance e na alface, a auditoria Grasp (Global Risk Assessment on Social Practices, Avaliação Global de Riscos em Práticas Sociais). E para todos os produtos de campo, o McDonald’s exige do produtor o certificado GlobalG.A.P sobre boas práticas agrícolas.
A Starbucks é a maior cadeia de cafeterias do mundo, com cerca de 35 mil lojas. Sua primeira unidade no Brasil é de 2006 e desde 2018 a rede local é operada pela SouthRock, empresa de gestão de marcas de alimentos e bebidas. São cerca de 200 cafeterias em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.
No país, a Starbucks trabalha com 100% de café brasileiro por meio de parcerias com de café arábica cultivados nas regiões de Minas Gerais e São Paulo. No mundo, é uma das maiores compradoras de café arábica, comprando grãos de cerca de 400 mil produtores em 30 países. No Brasil, em 2021, ela inaugurou o Centro de Apoio ao Produtor, em Varginha (MG) para apoiar agricultores locais e promover práticas agrícolas sustentáveis.
O Burger King Brasil, operado pela Zamp, tem parcerias fechadas com diversos fornecedores locais, como a BRF para carne suína e de frango; a JBS e a Marfrig para carne bovina; a Vigor, Polenghi e Lactalis, para laticínios, incluindo queijos; a Heinz, para molhos e condimentos; a Aryzta, para pães e produtos de panificação; a Mr Bey, para sobremesas e doces e a Marvi, produtos de confeitaria.
Confira o top 10 das redes de fast foods, com valor de marca no BrandZ Global 2024, da Kantar, e o valor de mercado, com base nas ações do dia 14/12/24
1º lugar: McDonald’s
Valor de marca 2024: US$ 221,902 bilhões
Valor de mercado: US$ 212,55 bilhões
No Brasil: Tem parcerias locais
Sede: Chicago, Illinois, EUA
2º lugar: Starbucks
Valor de marca 2024: US$ 69,625 bilhões
Valor de mercado: US$ 110,45 bilhões
No Brasil: Tem parcerias locais
Sede: Seattle, Washington, EUA
3º lugar: KFC
Valor de marca 2024: US$ 24,640 bilhões
*Valor de mercado: US$ 38,36 bilhões (*Yum! Brands inclui outras marcas, veja abaixo)
No Brasil: Não tem parcerias locais
Sede: Louisville, Kentucky, EUA
4º lugar: Chipotle
Valor de marca 2024: US$ 18,109 bilhões
Valor de mercado: US$ 90,15 bilhões
No Brasil: Não opera no país
Sede: Newport Beach, Califórnia, EUA
5º lugar: Subway
Valor de marca 2024: US$ 11,926 bilhões
Valor de mercado: sem ações em bolsas
No Brasil: Não tem parcerias locais
Sede: Milford, Connecticut, EUA
6º lugar: Domino’s Pizza
Valor de marca 2024: US$ 11,639 bilhões
Valor de mercado: US$ 15,86 bilhões
No Brasil: Não tem parcerias locais
Sede: Ann Arbor, Michigan, EUA
7º lugar: Pizza Hut
Valor de marca 2024: US$ 9,538 bilhões
*Valor de mercado: US$ 38,36 bilhões (Yum! Brands)
No Brasil: Não tem parcerias locais
Sede: Plano, Texas, EUA
8º lugar: Taco Bell
Valor de marca 2024: US$ 8,487 bilhões
Valor de mercado: US$ 38,36 bilhões (Yum! Brands)
No Brasil: Não tem parcerias locais
Sede: Irvine, Califórnia, EUA
9º lugar: Burger King
Valor de marca 2024: US$ 8,299 bilhões
Valor de mercado: US$ 30,8 bilhões (RBI inclui também Tim Hortons e Popeyes)
No Brasil: Tem parcerias locais
Sede: Miami, Flórida, EUA
10º lugar: Chick-fil-A
Valor de marca 2024: US$ 7,862 bilhões
Valor de mercado: sem ações em bolsas
No Brasil: Não opera no país
Sede: Atlanta, Geórgia, EUA