As usinas da Índia produziram 9,54 milhões de toneladas de açúcar desde o início da temporada, em 1º de outubro, uma queda de 15,5% em relação ao ano anterior, informou um importante órgão setorial nesta quinta-feira (2), como reflexo da queda da produção de cana nos três maiores estados produtores.
A redução da produção no segundo maior produtor mundial de açúcar pode eliminar a possibilidade de a Índia permitir exportações durante a temporada que termina em setembro de 2025, apoiando os preços globais do açúcar.
Leia também
A produção de açúcar no estado ocidental de Maharashtra caiu 21,5% em relação ao ano anterior nos primeiros três meses de 2024/25, para 3 milhões de toneladas, enquanto a produção no vizinho Karnataka caiu 18,1%, para 2 milhões de toneladas, informou a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (ISMA, na sigla em inglês) em um comunicado.
A produção em Uttar Pradesh, no norte do país, caiu 4,5% em relação ao ano anterior, para 3,28 milhões de toneladas, informou a ISMA.
Até o final de dezembro, 493 usinas de açúcar do país haviam iniciado suas operações de moagem, em comparação com 512 durante o mesmo período do ano anterior, informou.
Maharashtra, Karnataka e Uttar Pradesh respondem por mais de 80% da produção total de açúcar do país, com a menor produção de cana nesses Estados levando tradings a reduzir suas estimativas de produção para a temporada 2024/25.