Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Marcas de Luxo Colocam o Café no Centro da Moda

Marcas de Luxo Colocam o Café no Centro da Moda

Prada, Saint Laurent, Gucci, Carhartt e Aimé Leon Dore são alguns nomes que estão ajudando a tornar a bebida um estilo de vida ligado à indústria têxtil

Laura Pérez
10/01/2025 Atualizado há 4 meses
Divulgação
Emma Chamberlain cria sua marca de café, a Chamberlain Coffee

Acessibilidade

 

A moda é um reflexo das mudanças sociais do nosso tempo. Não por acaso, as marcas mais avançadas do mercado mergulham constantemente na realidade para se adaptar às necessidades do consumidor moderno, que valoriza questões realmente importantes como parte do efeito pós-pandêmico. Para além do ato essencial de comer e beber, o crescimento da gastronomia como uma macrotendência universal – e transversal – fez com que a cultura do café impactasse fortemente a indústria têxtil, transformando-se mais do que em uma moda, em um estilo de vida.

Quando o desafio de colocar comida no prato do mundo aumenta, o luxo pode ser reduzido a uma simples xícara de café. Uma bebida que, nesta era, é servida como uma experiência “IRL” (na vida real), na forma de pop-ups, uma alternativa simples com a qual as marcas incentivam seus clientes a continuarem consumindo.

Leia também

  • Café
    Forbes Agro

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Forbes Agro

    Quebra de Safra de Café Arábica no Brasil Não Deve Ser Tão Grande, Avalia Illycaffè

  • Plantação de café
    Forbes Agro

    Conab Prevê Alta de 2,7% da Safra de Café em 2025

Na recente pop-up da Rhode em Londres, a comunidade de beleza de Hailey Bieber aguardava por horas para experimentar sua maquiagem ou produtos de skincare, enquanto era presenteada com um café em parceria com o Café Kitsuné. Uma ação em que os lucros não são obtidos por meio de dinheiro, mas através do diálogo virtual e das experiências virais projetadas no TikTok.

Cultura do ‘Pequeno Capricho’

A cultura do “pequeno capricho” é outro fator que impulsionou o crescimento dessa tendência, na qual a moda mergulhou completamente. O que inicialmente parecia uma tendência irônica ou um meme da internet acabou se tornando um importante reflexo dos tempos atuais: um capricho que consiste em comprar um café estampado com um logotipo de luxo, visto como algo valioso e digno de destaque.

Nesse sentido, marcas como Prada, Saint Laurent ou Gucci perceberam essa tendência e abriram suas próprias cafeterias e pop-ups de café nos últimos anos.

Divulgação

Prada montou uma estrutura de igual luxo para o seu café

Enquanto isso, Alaïa acaba de inaugurar sua própria cafeteria dentro de sua boutique em Londres. Outras marcas associadas a “estilos de vida”, como Maison Kitsuné, Carhartt WIP e Aimé Leon Dore, também incorporaram a cultura do café em seu DNA.

Em 2013, a Maison Kitsuné ampliou sua presença no varejo com o lançamento do Café Kitsuné em Tóquio, seguido por locais em Paris e Nova York em 2019, antes de abrir no Pantechnicon, em Londres, em 2020.

Em 2016, a Carhartt WIP lançou o Carhartt Coffee como parte de sua loja principal em Londres. No ano passado, nesta mesma época, a marca fez uma parceria com a Rocket Espresso Milano para projetar uma máquina de café e um moedor de edição limitada, juntamente com uma cápsula de roupas para acompanhar o lançamento.

Divulgação

Carhartt com seu Rocket Espresso Milano

Da mesma forma, quando a Aimé Leon Dore abriu sua loja principal em Londres, em 2022, inaugurou também o Café Leon Dore, uma experiência de cafeteria imersiva que oferecia uma ampla variedade de bebidas quentes e frias, além de confeitaria grega e produtos da marca.

No final de 2024, essa moda experiencial chegou a Madri com o café da Maison Margiela. A primeira pop-up europeia da “Casa Margiela” prestou homenagem à sua coleção de fragrâncias “Replica”, que encapsulava harmoniosamente momentos especiais da vida.

Divulgação

Aimé com seu café em Londres

Além dos workshops olfativos realizados, a ação incluiu uma cafeteria especializada, onde foi servido café gratuito em copos estampados com o logotipo da marca. A bebida podia ser combinada com mini-macarons, também personalizados com a identidade visual da Margiela.

Dentro dessa “hot trend”, celebridades como Sabrina Carpenter lançaram suas próprias versões. Ela, é claro, fez isso em parceria com a Dunkin’, baseada em seu grande hit com um “Espresso”. Além disso, inúmeros lançamentos liderados por ícones globais como Emma Chamberlain destacaram-se, especialmente com sua marca de café inspiradora, a Chamberlain Coffee.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.