![](https://forbes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AndreasGuevaraDeLaVega_BPBioenergy_presidente_11FEV25_Getty-768x512.jpg)
A bp bioenergy, uma das maiores empresas de bioenergia do Brasil, dedicada à produção de etanol, açúcar e bioeletricidade a partir da cana-de-açúcar, comunicou nesta terça-feira (11) uma troca na liderança da empresa. Geovane Consul, que estava no cargo de presidente desde a formação da joint-venture BP Bunge Bioenegia, em 2019, passou o bastão para Andres Guevara de la Vega, então presidente da BP no Brasil.
A bp bioenergy agora será responsabilidade de Vega, que está desde 2004 na BP e que, no ano passado, assumiu a presidência do conselho do negócio sucroalcooleiro da petrolífera britânica.
Leia também
“Agradeço a Geovane por sua dedicação e contribuições durante sua trajetória conosco. Darei continuidade ao trabalho iniciado por ele, consolidando o negócio de bioenergia para as fases de crescimento e inovação”, diz Andres Guevara de la Vega, em comunicado à imprensa.
Em setembro de 2024, Andres Guevara de la Vega passou a ocupar o cargo de presidente do conselho da joint-venture, além do cargo de diretor não executivo do conselho da Pan American Energy, uma das principais empresas de energia da Argentina, que inaugurou dez parques eólicos no Brasil. Ainda em 2024, a bp assumiu a parte da Bunge na joint- venture de bioenergia que formaram em 2019.
“É uma honra e alegria assumir a liderança da bp no Brasil, um país muito próximo a mim e um mercado com inúmeras oportunidades para o setor de energia. A combinação de recursos naturais abundantes e uma matriz energética diversificada certamente coloca o Brasil em uma posição privilegiada para tornar a bp uma empresa integrada de energia”, afirmou o executivo.
Andres Guevara da La Vega conta com uma experiência internacional no setor e 20 anos de carreira, incluindo diversas funções no segmento de upstream — atividades de exploração, perfuração e produção de petróleo e gás natural —, comercialização e, mais recentemente, energia de baixo carbono. Andres é formado em engenharia de produção pela Universidade Simón Bolívar, na Colômbia, e possui especialização em finanças e economia pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.
Ao longo de quase duas décadas na bp, Vega ocupou cargos de operação, planejamento e gestão. Foi presidente da bp Espanha, diretor de desenvolvimento de negócios gas value chains global, gerente de desenvolvimento de negócios upstream América do Sul baseado no Brasil e coordenador de trading e originação de petróleo bruto na América Latina.