A Austrália produziu cerca de 2 milhões de toneladas de trigo a mais na safra 2024/25 do que o estimado durante a colheita, diminuindo preocupações de que os suprimentos globais fiquem apertados e exerçam pressão de baixa sobre os preços, disseram analistas.
A Austrália é o quarto maior exportador de trigo do mundo. Os futuros de referência do trigo em Chicago têm tido dificuldade para obter ganhos expressivos ante a mínima de quatro anos atingida no ano passado devido à ampla oferta.
Leia também
Quatro analistas consultados pela Reuters disseram que elevaram suas estimativas de colheita entre 1 milhão e 3 milhões de toneladas depois da conclusão da safra.
As estimativas agora variam de 32 milhões a 35,5 milhões de toneladas, acima dos 29 milhões a 34,5 milhões previstos em novembro. Todos os números estão acima da projeção do governo australiano de 31,9 milhões de toneladas, divulgada em dezembro.
“As exportações de trigo da Austrália eram de 22 milhões de toneladas, mas agora provavelmente há um excedente exportável de 24 milhões de toneladas”, disse Rod Baker, da Australian Crop Forecasters, em Perth.
Grandes quantidades de trigo forrageiro australiano foram vendidas para os mercados do sudeste asiático, mas as exportações do leste do país têm sido lentas até agora, com os agricultores priorizando as vendas de culturas de maior margem de lucro, como o grão-de-bico, disse Baker.