As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 42 milhões de toneladas de janeiro a novembro de 2024, diminuindo uma queda acumulada no ano passado em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) encaminhados à Reuters nesta terça-feira (04).
Os números apontam agora redução anual de 0,5%, versus 0,9% de queda vista até outubro, após a Anda reportar aumento de 5,5% nas entregas em novembro.
Leia também
No 11º mês de 2024, foram registradas entregas de 4,21 milhões de toneladas, ante 3,99 milhões de toneladas em novembro de 2023.
O Estado de Mato Grosso lidera as entregas, concentrando 20,8% do total no acumulado do ano, ou 8,74 milhões de toneladas.
O Rio Grande do Sul aparece como o segundo maior mercado, com 4,88 milhões de toneladas, seguido pelo Paraná (4,64 milhões), São Paulo (4,50 milhões), Minas Gerais (4,23 milhões), Goiás (3,96 milhões) e Bahia (2,87 milhões).
Já a produção nacional de fertilizantes intermediários em novembro de 2024 somou 621 mil toneladas, alta de 1%, enquanto no acumulado do ano aumentou 3,5%, para 6,61 milhões de toneladas.
As importações de fertilizantes intermediários alcançaram 4,41 milhões toneladas em novembro, indicando aumento de 10,3%. No acumulado de janeiro a novembro, o total importado foi de 37,9 milhões de toneladas, avanço de 6,5%, segundo dados compilados pela Anda.