Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Agro / Agroconsult Eleva Previsão de Colheita de Soja do Brasil para 172,1 Milhão de Toneladas

Agroconsult Eleva Previsão de Colheita de Soja do Brasil para 172,1 Milhão de Toneladas

Estimativa indica que a safra brasileira crescerá 10,7% ante ciclo anterior, ou 16 milhões de toneladas

Reuters
27/03/2025 Atualizado há 1 mês
soja
A Agroconsult também citou um aumento de 2,1% na área plantada, ou 1 milhão de hectares, na comparação com a safra anterior. Foto: Agroconsult/Divulgação

Acessibilidade

 

 

A safra de soja 2024/25 do Brasil foi estimada nesta quinta-feira (27) em recorde de 172,1 milhões de toneladas, crescimento de 800 mil toneladas na comparação com a previsão de fevereiro, de acordo com levantamento da Agroconsult, realizado após a conclusão da expedição técnica Rally da Safra.

A projeção indica que a safra de soja brasileira crescerá 10,7% ante ciclo anterior, ou 16 milhões de toneladas, após grandes produtores como Mato Grosso e Goiás terem sido favorecidos por boas condições climáticas.

Leia também

  • Paulo Whitaker/Reuters
    Forbes Agro

    Safra de Laranja 2025/26 de São Paulo e Minas Gerais Deve Crescer 36,2%

  • Jorge Adorno/Reuters
    Forbes Agro

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

  • Forbes Agro

    Anec Prevê Queda na Exportação de Soja do Brasil em Maio

Segundo a consultoria, também haverá um aumento de 2,1% na área plantada, ou 1 milhão de hectares, na comparação com a safra anterior. A Agroconsult destacou que, em março, imagens de satélite pelo CropData apontaram ampliação do total semeado em 2024/25 em 315 mil hectares, chegando a um total de 47,8 milhões de hectares.

As melhores produtividades e o crescimento do plantio permitiram que o Brasil, maior produtor e exportador global de soja, superasse o último recorde produtivo, de 2022/23, em 10 milhões de toneladas, destacou a consultoria.

“Desde o início do Rally, nossas projeções indicavam que essa safra tinha tudo para ser recorde e, ao longo desses três meses de trabalho de campo, confirmamos os números”, afirmou André Debastiani, coordenador da expedição, em nota. “Ao analisar a produção nacional, pode parecer que nada mudou, porém, há variações regionais importantes que merecem destaque”, acrescentou.

A Agroconsult apontou, em momento em que a colheita já está sendo finalizada em várias regiões, que seis Estados brasileiros (Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins e Rondônia) deverão ter produtividades recordes em 2024/25.

O Mato Grosso espera colher uma safra acima de 50 milhões de toneladas. “Os dados de campo do Rally da Safra dos últimos anos têm revelado um incremento contínuo no número de grãos por hectare e peso de grãos no Estado. Essas variáveis são muito influenciadas pelo clima, mas também estão relacionadas ao bom manejo fitossanitário e nutricional das lavouras e aos constantes ganhos genéticos”, explicou Debastiani.

Já a Bahia não alcançará recorde de produtividade em razão do período quente e seco ao longo do mês de março, durante a fase final de enchimento dos grãos, relatou a Agroconsult. Mesmo assim, o Estado registra a maior produtividade média do Brasil pelo terceiro ano consecutivo, com 68 sacas por hectare, dessa vez dividindo a posição com Goiás.

Do lado negativo, Mato Grosso do Sul e o Rio Grande do Sul foram os dois grandes prejudicados pelas condições climáticas adversas a partir de meados de dezembro. A produtividade gaúcha foi revisada para 37,5 sacas por hectare, fazendo a safra cair de 20,2 milhões de toneladas em janeiro para estimadas 15,3 milhões de toneladas. Enquanto o Mato Grosso do Sul também sofreu com o clima adverso, com exceção do norte do Estado, que representa um terço da área plantada e compensará parte das perdas ao sul.

As equipes técnicas avaliaram as condições de mais de 1,6 mil lavouras de soja durante as fases de desenvolvimento e de colheita desde o dia 12 de janeiro.

Escolhas do editor

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

  • Escolhas do editor

    Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

  • Escolhas do editor

    Quem Faz as Roupas do Papa: Tradição, Alfaiataria e Preparação no Vaticano

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Safra
  • soja

As mais lidas agora

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

Últimas Notícias

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

  • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

  • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

  • Foto de raios vistos do espaço

    Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

  • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

    Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.