
Os estoques de suco de laranja do Brasil fecharam 2024 em 351,4 mil toneladas, patamar mínimo da série histórica, reflexo da menor safra em mais de 30 anos, informou nesta segunda-feira (10) a associação de exportadores CitrusBR.
O número de estoques globais de suco de laranja do Brasil, maior produtor e exportador do produto, representa uma queda de 24,2% em relação ao volume de 31 de dezembro de 2023. Dez anos atrás, os volumes estocados superavam 1 milhão de toneladas, na mesma data.
“A safra 2024/25, a menor em mais de 30 anos, trouxe um grande nível de restrição de oferta que agora está refletida nos números”, disse Ibiapaba Netto, diretor-executivo da CitrusBR, em nota.
Em dezembro, o instituto de pesquisa Fundecitrus estimou a safra 2024/25 da região citrícola brasileira em 223,14 milhões de caixas de 40,8 kg, uma queda anual de 27,3%, com os pomares sofrendo impactos do clima adverso e também do greening, doença que reduz a produtividade dos laranjais.
O dado de estoques foi apurado por meio de auditorias independentes, junto a cada uma das empresas associadas à CitrusBR, e posteriormente consolidado sigilosamente por uma auditoria externa.
Foram considerados os estoques globais, convertidos em FCOJ equivalente, na posse das associadas da CitrusBR, que reúne as empresas Citrosuco, Cutrale e Louis Dreyfus Company.
O Fundecitrus fará o anúncio da estimativa da safra 2025/26 em maio, quando um novo ciclo começará.