
Além do saquê japonês, pode-se dizer que os destilados à base de arroz, mais comuns no continente asiático, não são muito conhecidos na França. É o caso do huangjiu chinês, uma bebida fermentada à base de arroz e trigo, ou dos coreanos yakju, cheongju e o beopju, o sato tailandes, o tuak da Malásia e o brem da Indonésia.
Esses destilados são praticamente desconhecidos na Europa, exceto por especialistas ou viajantes. Agora, na França, não é preciso ir tão longe para experimentar essa iguaria: é na região da Camarga, a oeste de Provença e ao sul de Arles, que foi criada a destilaria Maison Fluide, responsável pela produção da primeira aguardente de arroz da região, com teor alcoólico de 41,3%.
A origem do projeto arroz
Os fundadores da Maison Fluide, os irmãos Pascal e Frédéric Sauvaire, naturais de Aigues-Mortes, região de Occitânia, buscaram um nome provençal para batizar sua mais recente criação, intimamente ligada à terra onde nasceu.
Inspirado diretamente na expressão provençal “li santi mario de la mar”, que se refere à cidade de Saintes-Maries-de-la-Mer – capital da Camarga e um lugar com uma história milenar fascinante –, o nome Santi Mario surgiu naturalmente.
A tradição familiar do avô e bisavô
A destilaria, localizada ao longo da Via Rhôna, próxima à cidade natal dos irmãos, está instalada em um antigo armazém de pedra do final do século 19, totalmente restaurado. Um grande janelão de vidro permite visualizar um alambique de cobre de 600 litros, um modelo híbrido de destilação descontínua com coluna, que entrou em operação em 2024.
Foi ali, retomando a tradição familiar do avô e bisavô, que começaram a produzir a linha Oruza, nome que faz referência ao termo grego para arroz. A linha inclui um Dry Gin Orgânico de 43 euros (R$ 272,7 na cotação atual), um rum orgânico com aromas naturais de laranja, cravo, canela, pimenta de Sansho e baunilha, de 41 euros (R$ 260) e uma vodka orgânica, na mesma faixa de preço do run.
A loja da destilaria também vende sucos de frutas, utensílios de vidro, equipamentos para bar e livros de receitas. No bar de degustação, os visitantes podem conhecer a linha de produtos da destilaria e provar coquetéis à sua escolha.
O destilado de arroz da Camarga é produzido a partir de um “brassin” (mosto fermentado) composto por 60% de arroz da Camarga IGP e 40% de cevada maltada francesa, maturado por seis meses em barris de carvalho, acácia e ex-Armagnac, um conhaque francês.
Os irmãos Sauvaire não pretendem parar por aí. Para o próximo ano, planejam lançar um uísque camargues, que também levará o nome Santi Mario e terá a menção Moonshine (luz da lua).
O termo remete à história americana, referindo-se a um tipo de bebida alcoólica muitas vezes produzida artesanalmente e de maneira ilegal, associada à época da Lei Seca, aos destiladores clandestinos e às tradições rurais dos Estados Unidos. Nada disso, porém, é ilegal na França – muito pelo contrário.
* Bernard Van de Kerckhove é jornalista e colaborador da Forbes França, onde escreve sobre gastronomia e hospitalidade.