
Renato “Tato” Giovannoni, bartender e mixologista argentino criador do bar Florería Atlántico, inaugurou a Santos Espíritus, a primeira destilaria de gin artesanal totalmente alimentada por energia solar na Argentina, de onde produzirá o Príncipe de los Apóstoles, o gin mais exportado do país.
Localizada em The Vines, no coração do Vale de Uco, em Mendoza, a Santos Espíritus é um projeto inovador que combina a produção de bebidas espirituosas de alta qualidade com a sustentabilidade e a valorização da identidade argentina. A destilaria, com um design arquitetônico triangular (representando a montanha, a água e o fogo), conta com um alambique de cobre de última geração, comprado na Alemanha, com capacidade para destilar 3.000 litros diários de Apóstoles.
Na Santos Espíritus serão produzidas todas as marcas do portfólio de Giovannoni, incluindo o gin Apóstoles em todas as suas versões (Original, Fuerza Gaucha, Profetas, Rosa Mosqueta), o vermute Giovannoni, a vodca PAN e o recém-lançado Chola, um fernet dourado feito com botânicos jujeños em homenagem à Pachamama, ao Sol e à Mulher Andina.
“Essa inauguração vem acompanhada de um retorno à receita original do Apóstoles, onde hoje cada um dos botânicos utilizados é orgânico e cultivado especialmente para nós por diferentes produtores do país, buscando assim continuar com nossa filosofia de destacar a identidade argentina e a tradição nacional”, afirma Giovannoni.
A partir do último trimestre do ano, a destilaria também começará a oferecer experiências para turistas, com foco na degustação de produtos, na venda do portfólio e de merchandising, e até na possibilidade (ainda em fase de desenvolvimento) de incluir um serviço gastronômico.
Uma identidade nacional Argentina
Nascido e criado em Pinamar, Giovannoni começou a trabalhar ainda jovem no restaurante de seu pai. Hoje, é o principal mixologista do país, fundador de alguns dos melhores bares do mundo (como o Florería Atlántico). Ele iniciou os primeiros testes do que viria a ser o Príncipe de los Apóstoles em 2010.
Dois anos depois, começou a buscar investidores e, com US$ 33 mil (cerca de R$ 190 mil na cotação atual), lançou no mercado a primeira edição do Apóstoles, acompanhada de duas bebidas gaseificadas, tônica e ginger ale, sob a marca Pulpo Blanco.
“A ideia era produzir 3 mil garrafas no primeiro ano e crescer gradualmente. Lançamos em abril e, pouco tempo depois, as importações foram suspensas, o que fez com que nos tornássemos um dos poucos gins disponíveis no mercado. Em três meses, ficamos sem produto e só conseguimos lançar uma nova edição em setembro, pois ainda estávamos estruturando a logística. Vendemos 12.000 garrafas no primeiro ano – a projeção inicial para três anos”, conta. Atualmente, o gin é exportado para 27 países.
Dos seis botânicos que compõem o Apóstoles – zimbro, coentro (Arequito, Santa Fé), grapefruit rosa (Tucumán), menta peperina (Santa Rosa de Calamuchita, Córdoba), eucalipto (Pinamar) e erva-mate (cultivada em árvores próprias no povoado de Apóstoles, Misiones) –, cinco são de origem nacional, fornecidos por produtores que trabalham de forma orgânica e natural exclusivamente para os produtos de Giovannoni. O único ingrediente não argentino é o zimbro, importado da Macedônia por ser considerado o de melhor qualidade no mercado.
A produção do Apóstoles segue um processo que inclui diferentes etapas: seleção dos ingredientes (álcool, botânicos e especiarias de alta qualidade), maceração e infusão (impregnação do álcool base com os aromas selecionados), destilação (processo no alambique para obter um novo espírito), e envase e rotulagem.
O Chola é o mais recente lançamento de Giovannoni, com o qual busca homenagear a cultura dos Andes e, em especial, as mulheres do Altiplano. Elaborado com mais de 40 ervas da região, incluindo cedrón de altura, camomila, batata andina e milho, trata-se de um fernet de altitude produzido artesanalmente, do qual serão feitas apenas 9 mil garrafas por ano.
Sua distribuição será focada em Salta e Jujuy, além de alguns pontos estratégicos no restante do país, e chegará a mercados como Londres, Bahrein e Estados Unidos. Diferente do fernet tradicional, recomenda-se consumi-lo com água tônica e soda, acompanhado de uma rodela de limão.
Giovannoni tem muitos projetos em andamento. Um deles é a transferência da produção da Pulpo Blanco de Venado Tuerto para Mar del Plata, onde passará a ser envasada em latas na planta de produção da Antares. Além disso, à água tônica e ao ginger ale serão adicionados novos sabores no meio do ano (tangerina, grapefruit rosa e limão-siciliano).
Outro projeto ocorre em maio, quando será lançada uma nova versão do Príncipe de los Apóstoles: um gin de doce de marmelo, de coloração violeta. “Ter nossa própria destilaria e um alambique desse porte nos permite muitas mais possibilidades de lançar novos produtos”, conclui Giovannoni.