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Início / Forbes Agro / Santos Espíritus: Como é a Destilaria Que Faz o Gin Argentino Mais Vendido no Mundo

Santos Espíritus: Como é a Destilaria Que Faz o Gin Argentino Mais Vendido no Mundo

Conheça o bartender e mixologista "Tato" Giovannoni que inaugurou em Mendoza seu centro de produção e que já exporta para 27 países

Florencia Radici
10/03/2025 Atualizado há 2 meses
Divulgação
Renato "Tato" Giovannoni, bartender e mixologista argentino

Acessibilidade

 

 

Renato “Tato” Giovannoni, bartender e mixologista argentino criador do bar Florería Atlántico, inaugurou a Santos Espíritus, a primeira destilaria de gin artesanal totalmente alimentada por energia solar na Argentina, de onde produzirá o Príncipe de los Apóstoles, o gin mais exportado do país.

Localizada em The Vines, no coração do Vale de Uco, em Mendoza, a Santos Espíritus é um projeto inovador que combina a produção de bebidas espirituosas de alta qualidade com a sustentabilidade e a valorização da identidade argentina. A destilaria, com um design arquitetônico triangular (representando a montanha, a água e o fogo), conta com um alambique de cobre de última geração, comprado na Alemanha, com capacidade para destilar 3.000 litros diários de Apóstoles.

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Na Santos Espíritus serão produzidas todas as marcas do portfólio de Giovannoni, incluindo o gin Apóstoles em todas as suas versões (Original, Fuerza Gaucha, Profetas, Rosa Mosqueta), o vermute Giovannoni, a vodca PAN e o recém-lançado Chola, um fernet dourado feito com botânicos jujeños em homenagem à Pachamama, ao Sol e à Mulher Andina.

“Essa inauguração vem acompanhada de um retorno à receita original do Apóstoles, onde hoje cada um dos botânicos utilizados é orgânico e cultivado especialmente para nós por diferentes produtores do país, buscando assim continuar com nossa filosofia de destacar a identidade argentina e a tradição nacional”, afirma Giovannoni.

A partir do último trimestre do ano, a destilaria também começará a oferecer experiências para turistas, com foco na degustação de produtos, na venda do portfólio e de merchandising, e até na possibilidade (ainda em fase de desenvolvimento) de incluir um serviço gastronômico.

Uma identidade nacional Argentina

Nascido e criado em Pinamar, Giovannoni começou a trabalhar ainda jovem no restaurante de seu pai. Hoje, é o principal mixologista do país, fundador de alguns dos melhores bares do mundo (como o Florería Atlántico). Ele iniciou os primeiros testes do que viria a ser o Príncipe de los Apóstoles em 2010.

Dois anos depois, começou a buscar investidores e, com US$ 33 mil (cerca de R$ 190 mil na cotação atual), lançou no mercado a primeira edição do Apóstoles, acompanhada de duas bebidas gaseificadas, tônica e ginger ale, sob a marca Pulpo Blanco.

Divulgação

Portfólio da destilaria Santos Espíritus

“A ideia era produzir 3 mil garrafas no primeiro ano e crescer gradualmente. Lançamos em abril e, pouco tempo depois, as importações foram suspensas, o que fez com que nos tornássemos um dos poucos gins disponíveis no mercado. Em três meses, ficamos sem produto e só conseguimos lançar uma nova edição em setembro, pois ainda estávamos estruturando a logística. Vendemos 12.000 garrafas no primeiro ano – a projeção inicial para três anos”, conta. Atualmente, o gin é exportado para 27 países.

Dos seis botânicos que compõem o Apóstoles – zimbro, coentro (Arequito, Santa Fé), grapefruit rosa (Tucumán), menta peperina (Santa Rosa de Calamuchita, Córdoba), eucalipto (Pinamar) e erva-mate (cultivada em árvores próprias no povoado de Apóstoles, Misiones) –, cinco são de origem nacional, fornecidos por produtores que trabalham de forma orgânica e natural exclusivamente para os produtos de Giovannoni. O único ingrediente não argentino é o zimbro, importado da Macedônia por ser considerado o de melhor qualidade no mercado.

A produção do Apóstoles segue um processo que inclui diferentes etapas: seleção dos ingredientes (álcool, botânicos e especiarias de alta qualidade), maceração e infusão (impregnação do álcool base com os aromas selecionados), destilação (processo no alambique para obter um novo espírito), e envase e rotulagem.

Divulgação

Gin Príncipe de los Apósteles, produzido com ingredientes locais

O Chola é o mais recente lançamento de Giovannoni, com o qual busca homenagear a cultura dos Andes e, em especial, as mulheres do Altiplano. Elaborado com mais de 40 ervas da região, incluindo cedrón de altura, camomila, batata andina e milho, trata-se de um fernet de altitude produzido artesanalmente, do qual serão feitas apenas 9 mil garrafas por ano.

Sua distribuição será focada em Salta e Jujuy, além de alguns pontos estratégicos no restante do país, e chegará a mercados como Londres, Bahrein e Estados Unidos. Diferente do fernet tradicional, recomenda-se consumi-lo com água tônica e soda, acompanhado de uma rodela de limão.

Giovannoni tem muitos projetos em andamento. Um deles é a transferência da produção da Pulpo Blanco de Venado Tuerto para Mar del Plata, onde passará a ser envasada em latas na planta de produção da Antares. Além disso, à água tônica e ao ginger ale serão adicionados novos sabores no meio do ano (tangerina, grapefruit rosa e limão-siciliano).

Outro projeto ocorre em maio, quando será lançada uma nova versão do Príncipe de los Apóstoles: um gin de doce de marmelo, de coloração violeta. “Ter nossa própria destilaria e um alambique desse porte nos permite muitas mais possibilidades de lançar novos produtos”, conclui Giovannoni.

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