Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes ESG / Grifes buscam sustentabilidade

Grifes buscam sustentabilidade

Novo perfil de consumidor reconfigura o mercado de luxo

Giulianna Iodice
03/03/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Desfile da Burberry na semana de moda de Londres, em setembro

Quando a estilista Stella McCartney fundou sua marca, em 2001, não imaginou que um de seus principais pilares – não usar nenhum material de origem animal e se importar com a preservação do meio ambiente – viria a ser mandatório para toda a indústria da moda. Hoje as principais grifes de luxo correm para promover soluções mais sustentáveis em suas cadeias produtivas. A moda, afinal, é a segunda indústria mais poluente do mundo, atrás apenas do petróleo (o poliéster, por exemplo, consome milhões de barris de petróleo e leva séculos para se decompor).

LEIA MAIS: Amsterdã ganha 1º museu de moda sustentável do mundo

Os atuais consumidores (como os millennials e a geração Z) querem saber tudo sobre o que lhes é oferecido: a procedência, a forma de produção e como as empresas trabalham para um mundo melhor. Por isso, na metade deste ano, a inglesa Burberry ganhou negativamente os holofotes por suas queimas (literais) de estoques de coleções passadas, para não baixar os preços em eventuais liquidações. A resposta da grife foi um anúncio garantindo que as polêmicas fogueiras de itens caríssimos não vão mais ocorrer – ainda não disseram, no entanto, o que farão com os produtos não vendidos. A francesa Hermès, por exemplo, desde 2013 transforma parte dos restos de tecidos e couros em novos acessórios, identificados pela etiqueta Petit H.

Divulgação
Divulgação

Bolsa de “vegetarian leather” da Stella McCartney

Outra polêmica que vem mudando a indústria do luxo é o uso de pele animal. Em 2018, várias grifes, como Versace, Gucci, Michael Kors, Burberry, Coach e Tom Ford, anunciaram o fim da prática. O movimento impulsionou grandes e-commerces como Farfetch, Asos e Yoox Net-a-Porter a não incluírem mais itens de pele em suas curadorias. A temporada mais recente da semana de moda de Londres, em setembro, foi totalmente fur-free.

Grandes grupos, donos das marcas mais conhecidas, mostram aos consumidores o que estão fazendo para mudar. A LVMH lançou em 2016 o projeto Life 2020, que visa reduzir sua pegada de carbono em até 25% em comparação a 2013 (em 2017 havia reduzido em 12%). Para atingir a meta, criou lojas mais sustentáveis, com uso de energia renovável, e passou a fazer entregas sem emissões de gases, com carros elétricos. A Kering, apesar de no início de 2018 ter vendido sua participação de 50% na Stella McCartney para a fundadora, também vem aplicando mudanças nas outras grifes. Desde 2012, o grupo do bilionário François Henri-Pinault disponibiliza o relatório EP&L (Environmental Profit & Loss), que mensura os impactos positivos e negativos de sua produção no meio ambiente. São novos tempos na moda. Melhor assim.

Reportagem publicada na edição 63, lançada em novembro de 2018

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • burberry
  • carro elétrico
  • coach
  • consumidores
  • couro
  • edição 63
  • energia renovável
  • Farfetch
  • Forbes ESG
  • Geração Z
  • grifes
  • Gucci
  • Hermés
  • indústria da moda
  • Kering
  • luxo
  • LVMH
  • meio ambiente
  • Michael Kors
  • millennials
  • moda
  • preservação do meio ambiente
  • produtos
  • Stella McCartney
  • Sustentabilidade
  • tecido
  • Tom Ford
  • Versace

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

  • mulheres investidoras
    Forbes Money

    E se Warren Buffett Fosse Brasileiro? Conheça as Ações Mais Bem-sucedidas no Longo Prazo

Últimas Notícias

  • Papa Leão XIV Pede Fim das Guerras, Paz na Ucrânia e Cessar-fogo em Gaza

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • Conheça a Timorasso, Uva Italiana Quase Extinta Está Ganhando Espaço Pelo Paladar

  • Fernanda Torres seguiu os passos da mãe, Fernanda Montenegro, como atriz

    Lições de Mãe Que Moldaram a Trajetória de Executivos, Artistas e Empresários

  • Quem São as 10 Mães Mais Ricas do Mundo

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.