Heineken digitaliza experiência de consumo equilibrado de álcool
A Heineken migrou uma de suas iniciativas de consumo equilibrado de álcool, o WeLab, para o ambiente digital. O projeto é voltado ao público de 18 e 24 anos, e é pensado como uma roda de conversa com profissionais de diversas áreas e perfis, onde os participantes podem falar sobre a vida e fatores relacionados à própria imagem e autoestima, que os leva a serem mais suscetíveis a situações como pressão do grupo e o consumo excessivo episódico de álcool, o chamado “beber até cair”. O intuito da iniciativa, que já estava em curso antes da pandemia com encontros presenciais, é fazer com que os jovens identifiquem os gatilhos deste consumo excessivo, que pode impactar outras áreas da vida. Com a Covid-19, os encontros de 1h30 da experiência foram repensados para acontecer de forma totalmente online e imersiva, com o apoio de ferramentas do Google, bem como de colaboração, como Mural e Miro. Habilidades socioemocionais e empreendedoras são trabalhadas nos encontros, que também incluem desenvolvimento colaborativo de projetos, e apesar de a experiência presencial ainda fazer parte dos planos, a Heineken espera que o formato digital ajude a aumentar o alcance da iniciativa. O projeto é parte do guarda-chuva de ações da cervejaria para o consumo equilibrado de álcool, que no ano passado lançou o aplicativo Think, drink & play para seu público interno para reforçar de forma lúdica a importância do consumo responsável de bebidas, um dos principais pilares da estratégia de sustentabilidade da companhia.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
Bradesco e Elo lançam cartão com carteira digital e conta de pagamentos
O Bradesco incrementou sua estratégia para enfrentar a competição dos bancos digitais com o lançamento do cartão Bitz Elo em parceria com a empresa de pagamentos Elo. A oferta é composta pelo cartão de débito, uma carteira digital e conta de pagamentos. O app permite aos usuários fazer pagamentos, transferências, recebimentos, recarga de celular, além de compras online com um cartão virtual. Para pagar presencialmente, o cartão Bitz Elo também pode ser utilizado sem contato físico pelo app ou ao aproximar o cartão, que utiliza a tecnologia NFC.
****
Rappi lança plataforma de bem estar no superapp
O Rappi anunciou hoje (16) o lançamento de uma plataforma de bem estar em parceria com a Mude, plataforma de wellness media, dentro de seu superapp. Ao acessar “Rappi Entertainment”, o usuário tem acesso a aulas online. Já no botão “Fitness&Yoga”, é possível fazer a reserva para participar de aulas presenciais de ioga, meditação e musculação – sem custo. As aulas são coletivas e acontecem ao ar livre no Rio de Janeiro, em locais aprovados pela prefeitura. Cada sessão conta com a presença de um público reduzido e lugares marcados no chão, com o objetivo de manter um distanciamento seguro entre os praticantes. As estações de ginástica gratuitas ao longo de toda a orla e Lagoa, no Rio, e em Curitiba, também contam com o apoio do Rappi. Já as aulas virtuais podem ser seguidas por qualquer pessoa em todo o Brasil.
VEJA TAMBÉM: Rappi testa robôs para entrega de comida em domicílio
****
Kobe cria aplicativo da Tok&Stok
A Kobe, startup gaúcha especializada em desenvolvimento de aplicativos mobile, acaba de criar o app da Tok&Stok, que está sendo lançado neste mês. Disponível para download nas plataformas Android e iOS, o canal da marca de móveis e decoração conta com funcionalidades que ajudam o cliente nas etapas de escolha e decisão dos produtos. O recurso de realidade aumentada, por exemplo, oferece uma projeção em tamanho real dos produtos e facilita a escolha certa para cada espaço. Já na busca por imagem é possível descobrir ideias inspiradas naquilo que estiver no foco da câmera. Ou seja, é só tirar uma foto ou selecionar uma do rolo da câmera e explorar novas ideias parecidas. Além disso, é possível buscar por etiqueta e QR code e receber, em segundos, uma curadoria completa daquele móvel ou acessório.
****
ISGAME e Mais Vivida são selecionadas para programa da Neo Química
Dois projetos de São Paulo voltados para a longevidade foram selecionados pela Neo Acelera, aceleradora de impacto social da Neo Química: International School of Game e Mais Vívida. A ISGAME, criada em 2014, criou uma metodologia para o desenvolvimento de games para pessoas com mais de 60 anos e, mais tarde, lançou o app Cérebro Ativo, para atividades físicas, mentais e sociais, que acabou sendo utilizado durante a pandemia, para apoiar os mais velhos durante o isolamento social, graças a uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Já a Mais Vivida é uma plataforma para promover encontros intergeracionais entre jovens que buscam trabalho com propósito e idosos que necessitam de companhia em atividades diversas. O programa da companhia farmacêutica, em sua segunda edição, tem a longevidade ativa como tema deste ano.
****
Housi firma parceria com Tuim para disponibilizar estrutura de home office
A Housi, plataforma de moradia por assinatura, anunciou uma parceria com a Tuim, startup de locação de móveis que atua no mesmo modelo, para oferecer infraestrutura profissional de home office aos moradores. A partir de agora, os clientes Housi poderão escolher os móveis de acordo com o estilo de vida e rotina, pelo site Tuim. Para quem ainda ficar em dúvida, a empresa disponibiliza um guia de estilo, que depois de fazer algumas perguntas sobre o ambiente e tamanho do espaço, sugere uma combinação. O pacote incluso nos serviços Housi contempla o valor de R$ 124. Se o mobiliário escolhido pelo morador ultrapassar esse valor, ele pode pagar a diferença diretamente para a Tuim. Nesta primeira fase, a parceria funcionará na capital paulista, onde a Housi administra mais de 5 mil unidades.
LEIA MAIS: Plataforma de aluguel de imóveis Housi pede registro para IPO
****
Agrofy leva prêmio no AgTech Breakthrough Awards
A plataforma brasileira de agronegócio Agrofy foi eleita o “Marketplace B2B do Ano” na premiação da AgTech Breakthrough, organização de inteligência de mercado que reconhece as principais empresas, tecnologias e produtos no cenário global de agtech. O marketplace criado há cinco anos liga compradores e vendedores de máquinas agrícolas, veículos, ferramentas, equipamentos, insumos e até seguros e outros serviços financeiros em toda a América Latina. A startup está presente em oito países latinos com 150 mil produtos disponíveis para os produtores rurais.
Com tecnologia de vitrine virtual, Posthaus triplica vendas
O portal de moda Posthaus, que comercializa mais de 15 mil itens de marcas nacionais e internacionais, desenvolveu, com a Supero Tecnologia, uma solução que está melhorando a experiência de compra para os clientes. Com base nos itens adquiridos anteriormente, o site passou a oferecer uma vitrine personalizada para cada pessoa, triplicando as vendas do e-commerce nos locais em que a solução já foi implementada. “Esse resultado mostrou que estamos sendo bem assertivos nos produtos que estamos indicando”, diz Robson Schmidt, gerente de TI da empresa.
****
Buser amplia rotas e comemora projeto de expansão
A plataforma online de fretamento colaborativo Buser anunciou a expansão de rotas para Campinas (SP) e Juiz de Fora (MG), num movimento que antecipa a demanda por viagens no final do ano. Atualmente, a empresa opera em mais de 100 cidades no Brasil e a meta é alcançar 400 destinos até o final de 2020. A cidade do interior paulista é estratégica para o futuro das operações da empresa, uma vez que é um hub de conexão para várias localidades do estado e do país. De lá, serão mais de 25 novos trechos, potencializando as operações no interior do Estado. Já Juiz de Fora, por ter um grande público universitário, servirá como praça de testes para inovações tecnológicas, como câmeras de segurança, e preços mais baixos.
****
Havaianas lança Digital Flagship Store
Na semana passada, o portal da Havaianas no Brasil recebeu um novo layout e sistema operacional batizado de Digital Flagship Store. Mais do que uma nova identidade visual, a plataforma traz um conceito de comércio online que elimina estágios da compra para que o usuário navegue e finalize o processo sem precisar de mais de duas etapas. A novidade também propõe uma navegação inovadora, com apresentação de um portfólio completo de acordo com os interesses do consumidor, caracterizando-se também como uma plataforma de conteúdo editorial. Com um investimento de R$ 20 milhões, o site materializa a estratégia da Havaianas de estar à frente em digital business e expansão da marca como um lifestyle. “O novo portal impulsiona nossa capacidade de engajamento digital. Além de ser a entrada da Havaianas via e-commerce próprio em diversos mercados, o projeto também marca a internalização das operações de venda online da marca no Brasil e viabiliza a possibilidade de nos tornarmos omnichannel”, afirma Roberto Funari, CEO da Alpargatas. O projeto é global e, até o meio de 2021, levará a mesma experiência de compra para mais 37 países.
****
Grandes bancos investem na Quanto, de open banking
A Quanto, fintech desenvolvedora de uma plataforma de open banking, recebeu um aporte série de US$ 15 milhões em equity e dívida conversível, liderado pelo Bradesco e Itaú Unibanco e que contou com os fundos Kaszek Ventures e Coatue, este último em seu primeiro investimento na América Latina. O Bradesco investe por meio do fundo Inovabra Ventures e a participação do Itaú Unibanco, feita diretamente, foi sujeita à aprovação pelo Banco Central do Brasil. Os investidores entram com participação minoritária e o fundador e CEO da Quanto, Ricardo Taveira, segue no controle da empresa, fundada em 2017. A Quanto fornece uma API de dados bancários padronizada que combina análise de dados avançada, e promete reduzir significativamente o tempo e o custo de acesso a informações de contas bancárias. A empresa também dá acesso ao consumidor final às informações financeiras através de um site dedicado, e permite a contratação e uso de serviços financeiros por meio dessa mesma API. O aporte seria usado para acelerar contratações e expandir parcerias. O investimento de grandes bancos na Quanto, inédito no país, ilustra a evolução das grandes instituições em direção ao conceito de open banking. O conceito se baseia compartilhamento de dados bancários com anuência do usuário para que provedores financeiras distribuam seus produtos em plataformas de terceiros. As regras para implementação deste modelo foram aprovadas pelo BC, e a implementação será precedida de ações em um cronograma estabelecido pela autoridade bancária e acontecerá em fases, com funcionamento previsto a partir de 30 de novembro de 2020, com conclusão até outubro de 2021.
****
ONOVOLAB e BBChain anunciam parceria estratégica
A ONOVOLAB e a BBChain anunciaram hoje (16) uma parceria estratégica que tem o intuito de posicionar o Brasil entre uma das referências em adoção de soluções baseadas em blockchain. Por meio do campus de São Carlos, no interior de São Paulo, e do programa Membership, que conecta grandes empresas ao seu ecossistema de inovação, o objetivo é abrir novas possibilidades para a empresa especializada na tecnologia. “Desde a nossa primeira conversa identificamos um alto nível de sinergia que podemos obter por meio de um esforço coordenado. Ambas empresas trabalham para posicionar o Brasil como referência em inovação e essa parceria estratégica potencializará ambas”, diz Anderson Criativo, CEO e cofundador do ONOVOLAB.
****
ABFintechs anuncia novos mantenedores
A Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs) ganhou três novos parceiros este mês: Dock, Minsait e Mercado Bitcoin. O objetivo é trocar experiências e benefícios entre diferentes players com o ecossistema em prol de um mercado financeiro mais saudável, solucionando desafios em negócios, aplicabilidade de tecnologias, gestão e estratégias. Atualmente, a entidade conta com cerca de 14 parceiros de negócios e oito apoiadores, como Mastercard, TOTVS e B3.
****
Startup de moda circular recebe aporte de R$ 7,5 milhões
O Repassa, startup de moda consciente e brechó online, acaba de anunciar uma captação de R$ 7,5 milhões liderada pela Redpoint eventures, com participação da Bossa Nova Investimentos. Com o aporte, a meta é crescer 10 vezes nos próximos dois anos, ampliando o ciclo de vida de aproximadamente 70% das roupas que ficam paradas no guarda-roupa das pessoas. O valor será aplicado em três principais frentes: estruturação do complexo onde funciona a nova sede da empresa – um galpão de 3.200 m² localizado na Barra Funda, na capital paulista; desenvolvimento de uma nova plataforma de e-commerce que vai melhorar a experiência de compra e a navegabilidade do site, incrementando o volume de vendas em até 30%; e lançamento do Parceiros do Bem, uma plataforma de soluções e experiências para incluir varejistas de moda no ciclo da economia circular, promovendo impacto social e ambiental.
Rede hoteleira lança aplicativo para check in e check out sem contato
A ICH Administração de Hotéis, que detém as marcas Intercity Hotels, Yoo2 e hi!, lançou um aplicativo para realizar o check-in e o check-out sem a necessidade do contato com a recepção. Batizado de Orange, a solução também permite fazer reservas de quartos nos hotéis da rede em todo o país. Com o recurso, o hóspede pode acompanhar o status da reserva, checar informações e galeria de fotos de todas as unidades, além de ter acesso aos cardápios disponíveis em cada uma. Outro diferencial da plataforma é uma área com dicas de passeios e locais para visitar no destino escolhido.
****
BrazilFoundation cria plataforma de doação recorrente
A BrazilFoundation, organização de filantropia, lançou, no último dia 12, a plataforma “Mudanças para o Brasil”, programa para realização de doações mensais via cartão de crédito. O objetivo da plataforma é diversificar o perfil de doadores, que são, em sua grande maioria, famílias e grandes corporações. Ao automatizar a interface financeira por meio de um sistema de assinatura online de doações, via cadastro de cartão de crédito, a ideia é aproximar a organização de pequenos doadores e cidadãos comuns. A iniciativa pretende, ainda, ampliar a arrecadação de recursos para financiar ações sociais no Brasil e sustentar os esforços contínuos da entidade. A expectativa é que cerca de 300 pessoas se cadastrem na plataforma até o fim de 2020, com doações que devem somar R$ 115 mil. Para 2021, o número de pessoas cadastradas e doações deve triplicar.
****
Suvinil seleciona startups para segunda edição do Fora da Lata
A Suvinil, em parceria com a Liga Ventures, anunciou as quatro selecionadas para a segunda edição do Suvinil Fora da Lata, seu programa de aceleração que busca cocriar soluções inovadoras, firmar parcerias e gerar transformações positivas para o mercado de tintas. Entre as escolhidas estão a GoEPIK, que propôs um projeto de data analytics e integração dos dados de produção por meio de uma plataforma NO-CODE; a Datarisk, especializada em modelagem de dados com o uso de inteligência artificial e machine learning; a Bornologic, plataforma de comunicação digital para vendedores; e a Arquivei, que faz gestão e organização das notas fiscais. No total, mais de 500 empresas se inscreveram para participar do projeto.
LEIA MAIS: Programa de aceleração entra no planejamento estratégico anual da Suvinil
Ivan Murias assume como novo CEO da Valid
A partir de outubro, Ivan Murias assume a posição de CEO da Valid Soluções, multinacional brasileira especializada em plataformas para identificação segura. O executivo, que tem mais de 20 anos de experiência em empresas do varejo, como Tok&Stok, C&A e O Boticário, vai substituir Carlos Affonso d’Albuquerque, que está deixando a companhia para se dedicar a outros empreendimentos. O desafio de Murias é levar a Valid à liderança das soluções de identificação segura de pessoas, objetos e transações, tanto no meio físico, quanto nos digitais. A empresa faturou R$ 2 bilhões em 2019 e tem presença em 16 países do mundo.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.