Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Rachel Maia: no mercado de trabalho do novo normal, há presença negra e LGBTQI+

Rachel Maia: no mercado de trabalho do novo normal, há presença negra e LGBTQI+

Para que uma empresa sobreviva aos tempos atuais, é preciso saber que o consumidor está atrás de negócios que valorizam sustentabilidade e diversidade

Rachel Maia
23/09/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

MoMo Productions/Getty Images
MoMo Productions/Getty Images

Cada vez mais, o consumidor enxerga o valor de negócios focados na diversidade

Você já ouviu falar da Nina Silva? Ela é uma mulher brilhante que, apesar dos 17 anos de experiência na área de tecnologia, muitas vezes, quando se apresentava para um cliente, sentia que sua capacidade intelectual era menosprezada. Sabe por quê? Por causa da cor de sua pele. Nina é negra.

Nina resolveu que essa história tinha que mudar e criou o Movimento Black Money, um hub de inovação para inserir a comunidade na era digital e fomentar o ecossistema empreendedor negro, criando soluções e serviços para o consumidor negro. Ela acabou sendo escolhida uma das Mulheres Mais Poderosas da Forbes do ano passado, além de ter sido apontada como um dos 100 afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo pela ONU.

Cada vez mais, o consumidor enxerga o valor de negócios como os que Nina ajuda a fomentar, focados na diversidade. Tenho a sorte de ter sido mentora de Nina e acho que aprendo com ela quase tanto quanto ensino.

“O consumidor quer verdade, propósito. Busca produtos e serviços que tenham valores sociais.”

Olhar para o mercado negro é, além de tudo, uma atitude inteligente. A maioria da população brasileira é negra: segundo o IBGE, 56,7% do país. O Instituto Locomotiva calcula que esse público movimente nada menos que R$ 1,7 trilhão por ano – é o “black money”.

(Quero fazer um parêntese aqui para mencionar outra iniciativa brilhante nesse mercado de outra mentorada minha – já disse que tenho sorte? –, Patrícia Santos. Ela é a criadora do Empregue Afro, uma consultoria em recursos humanos e diversidade étnico-racial. Ele não é um empreendimento que olha para o consumidor negro, e sim para o colaborador negro, porque pretende ajudar empresas a valorizar a diversidade em seus quadros, incluir, reter e desenvolver o profissional negro. Mas isso é assunto para outra coluna.)

Além do black money, há o “pink money”, que também já começa a ser explorado. É uma outra fatia até há pouco desprezada, mas que não deveria: também de acordo com o IBGE, a renda média de homossexuais que moram com o(a) parceiro(a) no país é 65% maior do que a de chefes de família heterossexuais.

As startups, que não são bobas e têm a agilidade a seu favor, entenderam que apostar na população negra, na feminina, na LGBTQI+ e na 60+, entre outras, é um bom caminho. Grandes empresas, que têm desafios maiores para se transformarem, também começaram a perceber e atentar para isso.

O consumidor está atrás do novo, do sustentável, mesmo que muitas vezes ele não saiba o que procura. Ele quer verdade, propósito. Busca produtos e serviços que tenham valores sociais. Eu já acreditava nisso muito antes da pandemia do coronavírus que vivemos hoje, mas agora tudo se intensificou. Que venha o novo normal.

P.S: Ainda dá tempo de mais uma informação. O Google for Startups acaba de anunciar o lançamento de um fundo para investir em startups fundadas e lideradas por empreendedores negros e negras no Brasil. Mais uma excelente iniciativa para estimular o desenvolvimento de negócios e fazer o black money circular.

Rachel Maia é presidente do Conselho Consultivo do UNICEF e fundadora do Projeto Capacita-me.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Black Money
  • colunas
  • companhia
  • consumidor
  • Diversidade
  • empreendedores
  • empresas
  • Forbes ESG
  • igualdade
  • INFLUÊNCIA
  • inovação
  • mercado de trabalho
  • Movimento Black Money
  • negra
  • Nina Silva
  • Rachel Maia
  • Sustentabilidade

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Destaque 1

    Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.