O Carbon Disclosure Project (CDP) reconheceu a Natura, pela segunda vez consecutiva, como uma das companhias que mais engajam a cadeia produtiva com as melhores práticas para conter mudanças climáticas.
A organização global sem fins lucrativos criou o Índice de Engajamento com Fornecedores para listar as empresas com as iniciativas mais eficientes para controlar as mudanças climáticas. A proposta do CDP é analisar e atenuar impactos ambientais, especialmente relacionados ao aquecimento global, desmatamento e recursos hídricos. O relatório aponta que as emissões de gases de efeito estufa oriundas dos fornecedores podem ser cerca de 11,4 vezes maiores do que das operações diretas das empresas. Por esse motivo, o CDP indica como fundamental o envolvimento dos parceiros.
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“As emissões das empresas não terminam na porta da fábrica. Uma ação climática corporativa significativa requer envolvimento dos fornecedores para reduzir as emissões em toda a cadeia de valor”, declara Sonya Bhonsle, diretora global de cadeias de valor da CDP.
Para Denise Hills, diretora global de sustentabilidade da Natura, o reconhecimento das ações da marca pelo CDP é uma grande conquista, pois reflete o nível de ambição climática ao longo da cadeia produtiva da empresa. “Nosso modelo de negócios opera com uma lógica de cooperação de todos os envolvidos na cadeia e, para atingir nossa ambição de nos tornamos uma empresa carbono zero até 2030, é imprescindível o conjunto no engajamento de nossos fornecedores”, explica Denise Hills, em referência ao documento Compromisso com a Vida, do Grupo Natura &Co. (que reúne Avon, Natura, The Body Shop e Aesop). De acordo com o texto, a organização se comprometeu a atingir emissões líquidas zero de carbono até 2030 para suas quatro marcas, 20 anos antes do compromisso firmado pela ONU.
Denise também destaca que a Natura conta com uma parceria com comunidades agroextrativistas na Amazônia para fornecimento sustentável de insumos da biodiversidade brasileira. Essa associação também dispõe de um projeto de compensação de carbono dentro da própria cadeia de fornecimento. A iniciativa remunera famílias locais pela conservação da floresta em pé frente à pressão pelo desmatamento.
Além da Natura, outras seis empresas brasileiras aparecem na lista do CDP: Telefônica, Klabin, Evergreen Line, CPFL Energia, Eletrobras e Braskem S/A.
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