A CVC Corp anunciou hoje (24) sua estratégia de sustentabilidade. A iniciativa, que chega na semana em que a companhia brasileira de viagens completa 49 anos, foi batizada de REprograma CVC Corp, com diretrizes alinhadas às tendências globais em turismo sustentável e compromissos de gestão que terão impacto positivo em toda a cadeia de valor.
O programa é resultado de quase um ano de estudos de tendências, cenários globais e das externalidades do turismo sob a coordenação da consultoria Ideia Sustentável, que há mais de 20 anos contribuiu para a construção e implementação de estratégias de sustentabilidade no negócio de mais de 200 empresas. “Estamos nos posicionando em relação ao ESG para fazer gestão do tema nos negócios e trazer reflexões à toda cadeia produtiva nesta jornada. Nosso objetivo é contribuir para as gerações futuras e posicionar o turismo como uma atividade que estimula empregos, bem-estar social e desenvolvimento econômico sustentável”, explica Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.
A iniciativa estabelece quatro diretrizes de sustentabilidade, com ações dedicadas à redução de pegada de carbono e melhor uso dos recursos naturais; regeneração de destinos e comunidades para valorizar e conservar a biodiversidade; respeito às diversidades com o combate da discriminação e promoção de um ambiente mais plural; e reeducação dos públicos para engajar comunidades e colaboradores ao turismo sustentável. Essas estratégias estão em linha com o plano de ação global da ONU, para criar valor compartilhado, gerar impacto social positivo, valor financeiro e, principalmente, ser factível.
Para fortalecer a ação, a CVC lançou também sua política de sustentabilidade e anunciou a adesão ao Pacto Global da ONU como signatária. A partir de 2022, a CVC Corp pretende engajar diferentes partes interessadas por meio do Projeto Viagem Sustentável, que promoverá uma série de mudanças nos processos internos da companhia, refletindo diretamente nos roteiros de turismo. E todas as partes interessadas serão convidadas a contribuir e participar. O mesmo engajamento e participação também será foco dos executivos da CVC Corp que, a partir de 2022, pela primeira vez, terão sua remuneração atrelada a metas em ESG.
“Hoje tornamos públicos os nossos compromissos até 2030 em sustentabilidade, que ao longo deste percurso terá ações de ponta a ponta, ou seja, da origem ao destino. Nossa ambição é que o REprograma CVC Corp não seja apenas um movimento dentro da companhia, na forma como revisaremos nossos processos norteados pela sustentabilidade, mas que também possa inspirar e mobilizar todos os agentes da cadeia produtiva – nos segmentos de transporte, hotelaria, turismo receptivo e distribuição”, explica Andrade.
O executivo enfatiza que a intenção é encorajar boas práticas no setor como um todo, que envolvam os colaboradores da CVC, fornecedores, lojas franqueadas e clientes. “Queremos promover uma nova forma de pensar em turismo, mais consciente e respeitosa em relação às pessoas e ao meio ambiente, em um percurso longo e gradativo”, explica Paula Domingues, diretora de gente e sustentabilidade, contando que, ao mesmo tempo, a empresa está investindo na capacitação dos funcionários com o lançamento da Trilha de Aprendizagem em ESG, oferecida aos seus mais de 2 mil colaboradores.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.