A fabricante de carros Volvo anunciou hoje (18) que deixará de vender modelos que funcionem apenas com motor de combustão no Brasil. O objetivo da companhia é oferecer aos consumidores produtos dependentes de eletrificação, com expectativa de que, a partir de 2030, toda a frota da montadora em atividade no país seja composta por carros elétricos, com operação total de carbono neutro até 2040.
Além de se consolidar como a primeira montadora a ter uma linha 100% híbrida, a estratégia da Volvo é democratizar a eletrificação, de acordo com João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo. “Até 2025, esperamos que, mundialmente, pelo menos 50% dos nossos produtos sejam totalmente eletrificados e a outra metade tenha algum tipo de eletrificação, ou seja, seja de modelos híbridos. No Brasil, estamos entrando com isso com bastante antecedência, para que seja um dos primeiros países no mundo a disponibilizar um portfólio 100% eletrificado.”
A proposta da montadora inclui a oferta de novas linhas que tenham impacto na qualidade de vida das pessoas, além do desenvolvimento de uma cadeia de produção mais sustentável e de carbono neutro. “Abordamos diversos aspectos na linha de produção, como o fornecimento de energia de fontes limpas às nossas fábricas. E essa preocupação recai também sobre os transportes e produtos, assim como sobre as operações das lojas. Estamos prestando atenção em toda a cadeia produtiva para garantir que não estamos gerando impactos climáticos ao planeta”, explica o executivo.
Na estratégia para promover a eletrificação, a Volvo iniciou a pré-venda do XC40 Recharge Pure Electric, seu modelo 100% elétrico, com preço promocional de R$ 389.950. Equipadas com dois motores elétricos, capazes de gerar 408 hps de potência e alta performance, e bateria de 78 kw que traz autonomia de condução de, aproximadamente, 418 km, as primeiras unidades serão entregues aos compradores a partir de setembro.
“Como um carro híbrido, não é só a performance e o desempenho que chamam a atenção, mas o carro também oferece uma excelente economia de combustível. A média entre a cidade e a estrada fica em torno de 23 km/litro”, diz André Bassetto, diretor de produtos e customer service da montadora.
Outra novidade apresentada pela montadora é o anúncio de novos postos de recarga. “Em 2018, começamos com cerca de 250 pontos no Brasil. Em 2020, chegamos a 700. E nossa meta para 2021 é atingir mais de 1.000 instalações espalhadas pelo país, onde as pessoas possam permanecer por, pelo menos, duas horas para recarga total dos veículos”, afirma Rafael Ugo, diretor de marketing da companhia. “Essas infraestruturas também podem ser usadas por aqueles que não são clientes da Volvo, de modo que as pessoas possam recarregar seus carros em qualquer lugar”, completa.
Segundo o executivo, a Volvo também pretende desenvolver, a partir de julho, uma plataforma de auxílio aos consumidores que desejem construir suas próprias instalações de recarga, além de oferecer suporte a empresas e condomínios interessados nesse recurso. “A plataforma contará com um canal de atendimento para que gestores de condomínio, síndicos e moradores possam esclarecer qualquer dúvida sobre como é feito o carregamento, qual a infraestrutura técnica necessária e outras informações sobre duração e custo.”
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