Ter uma mentalidade de mudanças pode transformar a vida. Apesar da nossa inerente mentalidade de zona de conforto, o mundo hoje está se movendo rapidamente em direção à mudança.
O digital está rapidamente desmaterializando, desmonetizando e democratizando produtos e serviços.
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Coisas que costumavam estar disponíveis apenas para os mais ricos agora estão disponíveis para quase qualquer pessoa – em qualquer lugar do mundo. Uma criança em Sobral, no Ceará, pode pesquisar no Google qualquer informação que quiser ou até mesmo fazer uma videoconferência com alguém do outro lado do mundo – gratuitamente.
Muitas das coisas pelas quais pagamos milhões de reais algumas décadas atrás agora estão disponíveis em nossos smartphones sem nenhum custo.
Mas há um problema. A maioria das pessoas permanece presa a uma mentalidade de zona de conforto doentia.
Na zona de conforto, o pão é limitado. Se o vizinho pegar um pedaço grande, você receberá um menor. Vive-se em um mundo de recursos limitados e competição de soma zero.
Mas quando se tem uma mentalidade aberta para mudanças, não se fatia o pão em pedaços cada vez menores, e sim, produzem-se mais pães.
Este é o futuro que o digital possibilita. Essa tendência é válida em quase todos os setores – quer percebamos ou não.
Criar um mundo de mudanças não é criar um mundo de luxo, é criar um mundo de possibilidades. Isso permite que você mantenha uma visão esperançosa e atraente para o futuro. Ter essa mentalidade positiva o diferencia de seus concorrentes.
No ambiente de mudanças, impactos ambiental e social positivos são as novas regras do jogo dos negócios. O investidor não se ressente de oportunidades perdidas porque entende que está vivendo em um mundo de oportunidades cada vez maiores. O próximo ano trará muitas outras oportunidades estimulantes, gratificantes e lucrativas para perseguir.
Outro ponto relevante: num processo de mudança, não há espaço para se ter medo do futuro. Ao contrário, há um abraço com o futuro. O desejo é de aprender tudo o que puder e assim criar o futuro que você e seu negócio desejam.
Reinventar seu negócio por meio do digital significa desmaterializar, desmonetizar e democratizar seus produtos e serviços, tornando-os disponíveis para uma base de clientes cada vez maior a um custo cada vez menor. Essa é a grande mudança. Até porque, com o digital, os concorrentes são percebidos como colaboradores em potencial. Lembre-se que se vive num mundo de oportunidades de negócios cada vez maiores. Por que se preocupar desnecessariamente com seus concorrentes quando você pode produzir outro pão maior?
Aqui chegamos ao ponto de inflexão que a mentalidade de mudança carrega: a construção de negócios colaborativos em rede. A colaboração [como, por exemplo, os investimentos hoje existentes do tipo blended capital] é uma ferramenta alternativa poderosa aos mecanismos convencionais para efetuar mudanças.
De acordo com Barbara Gray, a colaboração em rede só pode ser significativa se as partes envolvidas forem interdependentes de alguma forma. “A colaboração estabelece uma troca entre as partes interessadas, projetada para produzir soluções que nenhum deles, trabalhando de forma independente, poderia alcançar”, diz ela. Todos dependem uns dos outros para produzir soluções mutuamente benéficas.
Os líderes de negócios colaborativos têm mentalidade de mudança. Eles movem os investimentos compartilhando visões inspiradoras, focando em resultados, sendo abertos e inclusivos. A liderança colaborativa não representa um conjunto específico de atividades. De acordo com Scott London, significa desempenhar qualquer papel que seja necessário para gerar uma mudança real e um impacto duradouro. Significa ser um catalisador, uma vela de ignição e canalizar as energias das pessoas para um objetivo comum.
Construir negócios colaborativos em rede significa encontrar maneiras novas e melhores de trabalhar juntos. Um ecossistema construído numa mentalidade de mudança cria naturalmente espaços onde as pessoas se encontram, compartilham ideias e descobrem territórios comuns. O mundo requer, cada vez mais, negócios onde as pessoas possam receber apoio e reconhecimento dos seus papéis de atores do processo de mudança. E precisamos de contextos nos quais as pessoas possam começar a agir a partir de um novo senso de possibilidade.
Haroldo Rodrigues é sócio-fundador da investidora in3 New B Capital S.A. Foi professor titular e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ceará.
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