Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes ESG / Edu Lyra e Fundación Mapfre investem no poder do empreendedorismo feminino da favela

Edu Lyra e Fundación Mapfre investem no poder do empreendedorismo feminino da favela

Serão 6000 mulheres em 4 estados que receberão capacitação, além de apoio financeiro para 77 negócios com maior impacto em geração de renda

Fabiana Corrêa
14/10/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

O empreendedor social Edu Lyra, que já figurou na lista das personalidades mais influentes com menos de 30 anos da Forbes

Usar a força de trabalho e inovação das mulheres para aliviar o impacto da crise econômica na favela é a ideia que norteia o novo projeto com a assinatura de Edu Lyra, empreendedor social fundador da ONG Gerando Falcões, que em 2014 figurou na lista dos brasileiros mais influentes com menos de 30 anos da Forbes. No início de outubro, Lyra também foi indicado como um dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo abaixo de 40 anos pelo ranking MIPAD (Most Influential People of African Descent). “A favela brasileira é muito feminina e, com a pandemia, elas foram terrivelmente afetadas”, diz Edu Lyra. que está criando um programa em parceria com a Fundación Mapfre, braço social da seguradora espanhola, para apoiar 6 mil mulheres de 7 favelas de São Paulo e São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) a se tornarem empreendedoras. 

O programa #Pra Frente oferecerá 4 meses de capacitação por meio do app Gerando Educação e de aulas presenciais. O investimento da Fundación Mapfre é de R$ 3 milhões em educação, segurança alimentar e incentivo aos negócios. “Isso é parte de um investimento total de R$ 18 milhões que estamos fazendo na recuperação do país em 2021”, diz Bernardo Barroso, especialista em sustentabilidade da Fundación Mapfre. 

SAIBA MAIS: Lyra: “Sair na lista colocou luz sobre minha liderança”

De início, as participantes recebem um auxílio-alimentação no valor de R$ 100 mensais a serem gastos, preferencialmente, nas comunidades onde vivem, como forma de incentivo à economia local. Durante o programa, receberão formação em  empreendedorismo e qualificação profissional,  desenvolvimento emocional, direitos sociais e emancipação financeira (mentoria para criação e desenvolvimento de negócios).  As inscrições continuam abertas e devem ser feitas presencialmente nos locais onde acontecem as aulas.  Ao final, 77 negócios serão escolhidos por meio de um edital e cada um receberá investimento de R$ 4.500. A preferência será pelos negócios que tiverem maior impacto  em geração de renda.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade da população feminina acima de 14 anos ficou fora do mercado de trabalho no terceiro trimestre de 2020. Essa perda foi um dos fatores que motivou a escolha do público para o projeto. “Durante a pandemia, a Gerando Falcões distribuiu mais de R$ 70 milhões em cestas básicas digitais, entregues diretamente às chefes de família”, diz Edu Lyra. “A mulher é disciplinada e comprometida, por isso os projetos focados nas nelas têm mais chances de criar impacto real.”


Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Eduardo Lyra
  • empreendedorismo feminino
  • empreendedorismo social
  • esg
  • favela
  • Gerando Falcões
  • ong
  • Sustentabilidade

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.