Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes ESG / Vale avança na adoção de combustíveis de baixo carbono para navios

Vale avança na adoção de combustíveis de baixo carbono para navios

Sistema permitirá que as embarcações fretadas possam ser adaptadas para, no futuro, armazenar combustíveis como gás natural liquefeito (GNL)

Reuters
30/06/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Navios mineraleiros na China
REUTERS/Aly Song

Navios mineraleiros na China

A mineradora Vale obteve a aprovação da sociedade classificadora DNV para um projeto de incorporação de tanques multicombustíveis em navios transportadores de minério de ferro, em passo para reduzir as emissões de carbono das embarcações em até 80%, disse um executivo da companhia à Reuters.

O sistema, desenvolvido em parceria com as empresas norueguesas Brevik Engineering AS e Passer Marine, permitirá que as embarcações fretadas pela mineradora possam ser adaptadas para, no futuro, armazenar combustíveis como gás natural liquefeito (GNL), metanol e amônia.

Dos 114 navios de grande porte operados pela empresa, 77 poderão receber o tanque multicombustível. Isso sem contar as futuras embarcações que vierem a ser fretadas. A empresa já investiu 1 milhão de dólares no projeto e estima que até a sua conclusão os investimentos sejam de cerca 30 milhões de dólares por navio.

Rodrigo Bermelho, gerente de engenharia naval da Vale, explica que a validação do sistema é um passo importante no processo de adoção de combustíveis alternativos, considerando que a mineradora é intensiva no transporte marítimo para levar milhões de toneladas de minério de ferro para países como a China, todos os anos.

“Essa verificação, chamada de ‘approval in principal’, significa que o tanque está em conformidade com todas as regras e que está muito próximo de ser implementado de forma real no navio. Não é obrigatório, mas é uma prática do mercado”, disse Bermelho.

A Vale pretende dar início à implementação do sistema em 2023. Considerando os prazos necessários para a fabricação e adaptação, a estimativa é que os tanques comecem a ser usados no início de 2025.

Bermelho diz que na comparação com o atual óleo bunker, de origem fóssil, as reduções de emissão de carbono são de cerca de 23% para o GNL e de 40% a 80% para amônia e metanol. As projeções se referem aos navios da categoria Guaibamax, do grupo de grande porte.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

“A definição de qual será o combustível ideal, o ‘combustível do futuro’ tem várias dificuldades, como estrutura regulatória, preços etc. No meio dessas incertezas, nós trabalhamos esse projeto”, disse Bermelho.

METAS ALINHADAS AO ACORDO DE PARIS

Desde 2020 a Vale anunciou investimentos de até 6 bilhões de dólares para reduzir em 33% as suas emissões de escopos 1 e 2 até 2030.

Como os navios da companhia são fretados, a navegação faz parte do escopo 3, relativo às emissões indiretas. Para esse grupo, a empresa se comprometeu com uma redução de 15% até 2035.

O programa Ecoshipping, do qual o projeto do tanque multifuel faz parte, é uma das iniciativas para o alcance dessa meta.

“O metanol é um álcool que pode ser produzido a partir da biomassa, então é um biocombustível. A amônia não carrega carbono, mas hidrogênio, que poderia ser produzido principalmente a partir de fontes renováveis. Ou seja, são combustíveis com baixíssimas emissões na cadeia”, disse Bermelho, acrescentando que a amônia ainda não é usada na navegação internacional, mas o GNL e o metanol sim, embora em pequena escala.

Hoje, os navios da Vale transportam minérios principalmente para países da Ásia, como Japão, China e Coreia do Sul. As embarcações saem dos terminais Ilha Guaíba, no Estado do Rio de Janeiro, e Ponta da Madeira, no Maranhão, além do Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Acordo de Paris
  • carbono
  • Combustíveis
  • navios
  • Vale

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

  • Líderes Mundiais Reagem após Anúncio de Novo Papa: Veja Quem Já se Manifestou

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.