A Globo e a Gol firmaram uma parceria para que a empresa de mídia neutralize as emissões de carbono das suas viagens corporativas classificadas como indispensáveis. A medida passou a valer em setembro para todos os voos realizados pela Gol no Brasil, Caribe, Estados Unidos e América do Sul.
A iniciativa é viabilizada a partir da união de ambas as companhias com a Moss, empresa de créditos de carbono que atua no combate às mudanças climáticas. Segundo a Globo, os créditos de sua compensação serão aplicados na preservação e reflorestamento de florestas nativas e em projetos de agricultura regenerativa na floresta amazônica.
A Globo afirma ser carbono zero desde 2019, com estratégias internas e parcerias para absorver o dióxido de carbono emitido por suas atividades. Recentemente, a empresa assumiu publicamente a meta de reduzir suas emissões em 15% até 2026 e 30% até 2030. A base para o cálculo são as emissões do ano de 2019, que foram de 20.595 tCO2e (toneladas de carbono equivalente).
Somente as viagens corporativas da Globo naquele ano foram responsáveis por 9 mil toneladas de CO2 emitidas na atmosfera
“Para nós esse é um passo importante. Nosso compromisso não está restrito apenas às emissões diretas, mas envolve também as emissões indiretas, no intuito de influenciar toda a cadeia de valor a partir de um modelo de negócio de baixo carbono”, afirma Maurício Gonzalez, diretor do centro de serviços compartilhados da Globo.
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Para a Gol, é a primeira parceria da empresa em voos corporativos. A companhia oferece desde 2021 um programa para pessoas físicas neutralizarem a pegada de carbono das suas viagens, também junto com a Moss.
Em junho, a iniciativa completou um ano e a Gol apresentou seus resultados iniciais: foram compensadas 7 mil toneladas de CO2 pelos clientes, o equivalente a 1.745 hectares de florestas preservadas – ou o mesmo que 2.115 campos de futebol de natureza nativa em solo brasileiro.
“A parceria entre Globo e Gol é uma iniciativa pioneira e urgente, que abre novas perspectivas para as viagens corporativas sustentáveis no país. Que seja um exemplo e uma motivação para o engajamento de outras empresas brasileiras em prol da preservação do meio ambiente”, diz Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da Gol.