A Escola de Negócios da Favela, uma parceria entre a FDC (Fundação Dom Cabral), a CUFA (Central Única das Favelas) e a Favela Fundos, está lançando uma plataforma digital para capacitação de empreendedores de favelas e periferias.
Disponível a partir de abril, ela terá trilhas educacionais, conteúdos em vídeo e materiais de apoio, com linguagem acessível e histórias que se aproximam do dia a dia dos empreendedores. “Esse movimento é fundamental para gerar mais valor para os negócios e para as comunidades em que essas pessoas estão inseridas”, diz Ana Carolina de Almeida, vice-presidente executiva adjunta de Educação Social da FDC.
Segundo o Data Favela 2022, empreender é questão de sobrevivência para 57% dos empreendedores de favelas, mas a maioria permanece na informalidade. Entre as maiores dificuldades, estão o acesso a investimento, citado por 40% dos entrevistados, a falta de equipamentos adequados, citada por 25%, e a gestão financeira, por 14%.
>> Leia também: Favelas atendidas pela Gerando Falcões chegam a mais de 95% de empregados
O lançamento da plataforma, que foi testada em um projeto piloto no ano passado, acontece hoje (17) na Expo Favela Innovation, em São Paulo. Entre 2.500 inscritos, foram selecionados 300 empreendedores para participar dos três dias de eventos, e eles também terão direito à trilha educacional completa da Escola de Negócios da Favela, que será 100% digital e assíncrona, com cinco módulos. Os inscritos, mesmo que não tenham sido selecionados, poderão acessar a trilha básica, com 2 módulos.