O Havaianas reCICLO, programa de logística reversa da companhia, implementou o seu 200º posto de coleta de chinelos na última semana, chegando assim a 25 estados além do Distrito Federal. A iniciativa, que começou em 2020, já reciclou mais de 126 mil pares de sandálias, o equivalente a 44,2 toneladas.
O reCICLO é realizado em parceria com a TrashIn, startup especializada na gestão de resíduos e logística reversa e com a Menos 1 Lixo, movimento de educação ambiental. Com as duas instituições, a Havaianas busca conscientizar os consumidores sobre o descarte adequado, fazendo a reciclagem de chinelos antigos com a ajuda de cooperativas e parceiros.
Leia também:
- Patricia Bonaldi, da PatBo, assina Pacto Global da ONU
- Mundo está perdendo corrida para cumprir metas climáticas, diz presidente da COP28
- O papel da filantropia estratégica no enfrentamento às desigualdades estruturais no Brasil
“O Havaianas reCICLO é um programa que nos dá muito orgulho, com impactos socioambientais positivos, como a nossa rota logística estruturada para ser carbono neutro, com coletas de bicicleta em algumas lojas e com compensação do carbono emitido pelos outro modais, por meio do plantio e da preservação de árvores na Amazônia”, afirma Mariana Rhormens, diretora de Marketing da Havaianas Brasil.
De acordo com a companhia, o processo começa com a coleta das sandálias na urna das lojas. Depois, elas são levadas às cooperativas ou parceiros recicladores mais próximos. Então, o material passa por uma triagem e ganha um novo ciclo de vida, se transformando em outros objetos úteis no dia a dia, como pisos, pneus de carrinho de mão, revestimentos para mobiliário e até mesmo em acessórios, como vasos, bolsas, carteiras e estojos.
Até o momento, a iniciativa já gerou renda adicional para mais de 2 mil famílias através das cooperativas de reciclagem. Além disso, a prática de carbono zero já evitou a liberação de 2.054 quilos de dióxido de carbono (CO₂) pelo uso de bicicletas e neutralizou 4.585 quilos de CO₂ com veículos à combustão. Globalmente já são já são mais de 395 pontos de coleta e mais de 56 toneladas de material coletado.