A edição 119 da Forbes Brasil, que traz um especial sobre ESG e destaca o papel das energias limpas no futuro do planeta, já está disponível no aplicativo da Forbes.
O Brasil não precisava de tamanho choque para entender sua importância e sua responsabilidade no cenário global de mitigação dos efeitos das emissões de gases nocivos ao meio ambiente. Refiro-me, claro, à catástrofe climática sul-rio-grandense. Refiro-me também ao fato de que nosso país é hoje considerado um modelo planetário de boas práticas de ESG e de limpeza energética, dois assuntos que abordamos em profundidade nesta edição.
Empresas como Natura, PepsiCo, CCR, ArcelorMittal e outras gigantes em atuação no Brasil mostram, nas páginas a seguir, seus esforços e seus resultados nessa luta que se afigura cada vez mais renhida e urgente. Com a consciência de estarem fazendo sua parte da melhor forma possível, o desafio delas agora é estender as boas práticas de sustentabilidade social, de governança e principalmente ambiental aos demais elos de suas cadeias, por mais distantes que estejam em seu ecossistema. Esses elos distantes fazem parte do chamado Escopo 3, sobre o qual jogamos luz na reportagem especial da página 76.
De nossa igualmente louvável matriz energética, destacamos a impressionante e pioneira Casa dos Ventos, de Mario e Lucas Araripe, pai e filho determinados a consolidar o Brasil como protagonista mundial da transição energética sustentável e descarbonizada. A maior desenvolvedora de energia eólica do país anunciou investimento de R$ 12 bilhões em expansão e diversificação até 2026, o que inclui sua entrada na produção de energia fotovoltaica e outras fontes limpas.
Lembrando que, antes de se tornar o “senhor dos ventos”, Mario Araripe foi dono da montadora de jipes Troller, contamos a história de outras grandes empresas que deram um cavalo de pau em seus negócios e hoje fazem algo completamente diferente do que faziam em seus anos iniciais – as famosas pivotadas.
Em ForbesLife, visitamos a vinícola de Richard Branson na África do Sul e o novo restaurante que o piloto Felipe Massa trouxe de Mônaco a São Paulo. Voltando à pegada ESG, apresentamos as marcas brasileiras que estão conquistando destaque internacional com suas joias sustentáveis. E, por falar em luxo e beleza, fechamos esta edição em grande estilo com a cobertura da icônica Forbes Brasil Party, em Nova York.
Boa leitura!
Veja mais destaques da edição:
COLUNISTAS
Um vice-presidente morto há tempos tem muito a ensinar, Steve Forbes
Da solidariedade à ação, Mario Garnero
A solidariedade como sobrevivência, Flávio Rocha
De onde vem a energia que nos mantém construindo?, Flávio Augusto da Silva
Sobre atos e consequências, Nelson Wilians
Uma história interessante, Roberto Rodrigues
Jeans em alta, Donata Meirelles
A ascensão alarmante do câncer de pele, Dra. Letícia Nanci
A origem do canapé, Carla Bolla
LEADERBOARD
Empresas criam pool para mobilidade urbana
Motors: o resgate do motor V12
Brasil se une em prol do Rio Grande do Sul
BYD acelera no agronegócio
Céu de brigadeiro para aviação executiva no campo
Símbolo gaúcho, Sabiá é o azeite da resistência
80 anos da Sherwin-Williams
Destaques na rede
Due Incorporadora
REPORTAGEM
Por que a B3 não cresce?
Uma década de ouro para a energia brasileira
Senhores dos ventos: Mario e Lucas Araripe
Especial ESG
Grandes pivotadas
FORBESLIFE
Três lançamentos da Bulgari
Klimt inspira Montblanc em série de canetas
Felipe Massa inaugura restaurante chinês em SP
As atrações de Richard Branson na África do Sul
Joias sustentáveis do Brasil brilham na cena internacional
Forbes Mulher Agro homenageia Roberto Rodrigues
Os destaques da Forbes Brasil Party NYC
Mil palavras: Diambe na Galeria Simões de Assis