“O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”, disse Thomas Edison. A citação capta sucintamente os ingredientes para o sucesso, e parece ser clássica de Edison: um gênio. Exceto por um pequeno detalhe: Edison nunca realmente escreveu ou disse essas palavras. Especialistas dizem agora que uma mulher que você nunca ouviu falar deve obter o crédito. E ela não é a única.
Como então, algumas famosas e inspiradoras frases foram atribuídas a Edson, Emerson, Twain, Voltaire, Vonnegut e Kafka, quando suas autoras oficiais são mulheres?
1- “O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”
Atribuída a: Thomas Edison
Autora real: Kate Sanborn
No começo dos anos 80, uma estudante chamada Kate Sanborn deu diversas palestras com o tema “O que é um gênio?”. Ela definiu como uma mistura de inspiração e insistência.
2- “Algumas vezes você está na frente, outras está atrás. A corrida é longa, e no final, é você por você mesmo”
Atribuída a: Kurt Vonnegut/Baz Luhrmann
Autora real: Mary Schmich
Se a citação não parece familiar, talvez o começo dela pareça: “Senhoras e senhores da turma de 1997: usem filtro solar”.
3- “Não tente tornar lógico. Não edite sua própria alma de acordo com a moda. Em vez disso, siga suas obsessões mais intensas sem piedade”.
Atribuída a: Franz Kafka
Autora real: Anne Rice
A citação foi confundida, pois Rice mencionou Kafka em um de seus textos. Apesar disso, a autora não usou aspas, o que prova ser uma citação própria.
4- Não siga aonde o trajeto te conduz. “Prefira ir por onde não há caminho e deixe sua própria trilha”
Atribuída a: Ralph Aldo Emerson
Autora real: Muriel Strode
Em 1992, um jornal acadêmico imprimiu seus exemplares com a citação e Strode e a atribuiu a Emerson. Desde então, foi espalhada como sendo dele.
5- “O segredo para seguir em frente é começar”
Atribuída a: Mark Twain
Autora real: Agatha Christie
Segundo Cindy Lovell, diretora executiva do Museu Mark Twain, esta frase não é do autor. “Por ser um dos autores mais citados dos Estados Unidos, é também o mais citado de forma errada”.
6- “Posso não concordar com o que você diz, mas vou defender até a morte o seu direito de dizer”.
Atribuída a: Voltaire
Autora real: Evelyn Beatrice Hall
Mais uma vez, Hall citou o autor em seu livro “Friends of Voltaire” de 1907, e a citação foi confundida como sendo de autoria do filósofo.