Já imaginou um jantar romântico no meio de um iceberg? E que tal fazer uma festa de aniversário em uma pirâmide no Egito? Quem sabe escalar a Opera House, em Sydney, para ver a queima de fogos lá de cima durante a virada do ano? A primeira vista, todos esses programas parecem um pouco difíceis de realizar, afinal não deve ser fácil preparar uma mesa perfeita no meio da geleira, por exemplo. Muito menos conseguir autorização para uma escalada no principal cartão-postal da Austrália. Mas saiba que é possível realizar esses e outros caprichos fazendo apenas uma ligação telefônica.
Existem no Brasil e no exterior empresas especializadas em conciergeria de luxo. Elas são capazes de oferecer experiências sofisticadas as quais, muitas vezes, não é possível conseguir sozinho, por mais dinheiro que a pessoa tenha. “Somos muito bem relacionados, temos os contatos certos. Muitos pedidos não dependem exatamente de dinheiro. Seu sonho é ser convidado para uma cerimônia do Oscar? Nós podemos realizá-lo”, afirma Bianca Sayão, sócia da Quintessentially Lifestyle no Brasil.
A companhia está presente em mais de 50 países, entre eles, Estados Unidos, França e Inglaterra. No Brasil, atua desde 2009 com escritório em São Paulo e há planos para a inauguração de uma base no Rio de Janeiro. “O brasileiro é muito exigente e o público triple A conhece o que há de melhor no mundo. Nossos associados buscam principalmente acessos a grandes eventos, viagens únicas e reservas em restaurantes disputados”, diz Bianca.
Mas as empresas especializadas nesse tipo de serviço não realizam apenas pedidos extravagantes. Afinal, luxo pode ser receber em mãos o medicamento – da marca que você pedir – para aquela dor de cabeça que surge no meio de um congresso fora do país. Ou conseguir uma babysitter quando você resolver sair para jantar de última hora. “Certa vez, conseguimos comprar para a mãe de um cliente um remédio muito difícil de encontrar. Dado o nosso relacionamento de longo prazo com ele, acabamos não cobrando pela prestação desse serviço”, afirma Peter Yanowitch, da Elements, especializada em conectar pessoas com serviços de luxo no sul da Flórida. A companhia, com sede em Coral Gables, promete ser seu gênio da lâmpada na terra do Tio Sam. Seja para organizar suas férias por lá, fretar um avião, achar um bom advogado ou até mesmo encontrar um imóvel para comprar.
A empresa compromete-se a surpreender até mesmo quem conhece Miami muito bem. “Brasileiros normalmente gostam de viajar para a região devido ao clima, às belas praias e a quantidade de lojas e restaurantes finos. No entanto, existem muitas atividades na cidade as quais eles ainda não desfrutaram. Isso inclui diversos serviços de luxo como massagistas, spas e chefs particulares”, afirma Yanowitch. Normalmente, as empresas de concierge de luxo cobram anuidades de seus associados.
O pacote Elite da Quintessentially, por exemplo, deixa à disposição quatro gerentes pessoais em quatro cidades diferentes do mundo, por US$ 20.000 ao ano. Algumas empresas também podem apresentar formas de pagamento mais flexíveis. “Se nosso cliente vai passar 30 dias em Miami, por exemplo, podemos cobrar uma taxa pelo mês, dependendo das necessidades previstas. Muitos serviços são cobrados caso a caso”, afirma Yanowitch.