Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Coleções de carros antigos aumentam entre ricos e famosos

Coleções de carros antigos aumentam entre ricos e famosos

Automóveis antigos resgatam lembranças de colecionadores que decidiram transformar o hobby de luxo em negócios

Forbes
26/12/2014 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Já pensou em ter um carro raro na sua porta? Quem sabe um Corvette ou um Delahaye? Não importa se seu estilo é mais esportivo ou luxuoso. Agora já tem quem corra atrás da sua tão sonhada máquina, seja lá em qual garagem deste mundo ela esteja. O músico e empresário Luiz Schiavon acaba de inaugurar uma loja de carros antigos na capital paulista. Além de oferecer um acervo inicial de 20 preciosidades, entre elas um Cadillac Brougham 1957 avaliado em R$ 500 mil, o colecionador de carros está disposto a vasculhar os Estados Unidos e a Europa para satisfazer os mais improváveis desejos.

É em um sítio na região metropolitana de São Paulo que ele guarda sua coleção particular de carros clássicos iniciada há 30 anos. A garagem de 850 metros quadrados é uma espécie de parque de diversão para meninos crescidos. Em um dos cantos, uma sala de estar decorada com móveis antigos abriga uma máquina de fliperama, uma jukebox e uma mesa de sinuca vintage. Outra surpresa é uma enorme maquete de estação de trem em miniatura. Apesar da idade dos objetos, tudo parece novo, restaurado.  Esta é uma característica de boa parte dos chamados antigomobilistas: respirar o passado por meio de objetos. “É uma forma de recordar bons momentos da vida”, diz.

As estrelas da garagem, é claro, são os carros antigos. As paredes pintadas com tinta preta fosca servem de pano de fundo para a coleção de raridades ficar ainda mais colorida e reluzente. Seu predileto é um Sunbeam Alpine 1962, vermelho como o exemplar usado pelo ator Don Adams no papel de Maxwell Smart, o Agente 86, mas sem a metralhadora embutida no capô ou o assento ejetável, é bom deixar claro. O empresário também é fã de clássicos como o Bel Air, o típico carro de luxo da família americana dos anos 1950. “Esse modelo, de 1957, tem câmbio automático, motor V8 e vidros elétricos. Era o automóvel do sonho americano.”

Schiavon diz não ser muito fã dos modelos de corrida, mas não escapou de um certo consumismo comum entre os colecionadores. “Exagerei em abraçar as oportunidades e quando vi minha coleção tinha 20 carros.” Ele não resistiu, por exemplo, a um poderoso Corvette Sting Ray 1971 e a um Ford Shelby Cobra com sua marcante dupla de faixas no capô. Na verdade, esse roadster é uma réplica e, ao que consta, o Brasil nunca teve um original rodando pelas ruas. “Havia fábricas no país que faziam cópias muito boas.
Um Shelby Cobra original vale entre US$ 1,5 milhão e
US$ 2 milhões”, diz. A réplica de Schiavon chega a R$ 100.000. Na década de 1960, a Ford viu na criação do texano Carroll Shelby uma maneira de concorrer com o Corvette da GM, que logo depois lançou o modelo Stingray. 

A garagem do empresário revela mais surpresas como um DeLorean 1981, o veículo transformado em máquina do tempo no filme De Volta para o Futuro, de 1985; um caminhão de bombeiro norte-americano e um jipe Dodge Command 1942 da Segunda Guerra Mundial. Schiavon gosta de carros desde os 6 anos. Ele passava horas brincando na oficina mecânica do tio toda vez que viajava de São Paulo a Três Pontas, em Minas Gerais. Só comprou seu primeiro carro antigo, um Pontiac GT conversível, 20 anos depois. Era 1984 e a banda RPM começava a estourar. Sim, Schiavon é o tecladista e fundador, ao lado de Paulo Ricardo, de uma das bandas de maior sucesso da década de 1980. Entre idas e vindas, o RPM decidiu pegar a estrada novamente em 2010 e atualmente faz shows de divulgação do CD Elektra. As apresentações acontecem nos fins de semana, e durante os demais dias o músico divide seu tempo entre o estúdio e a loja Advance Clássicos, na qual tem como sócio o empresário e também colecionador Ricardo Romaris.

Com tantas atividades não sobra tempo para restaurar carros, até porque essa atividade comum entre os apaixonados por modelos antigos não é a sua praia. Mas é a brincadeira predileta do empresário Mauricio Marx, de 33 anos. Ele herdou a coleção de automóveis vintage do pai e, após cursar as faculdades de filosofia e direito, decidiu ganhar dinheiro com seu maior hobby. Há cerca de um ano, Marx abriu a loja Universo Marx, na capital paulista, onde comercializa motos e automóveis clássicos. Seu passatempo é ressuscitar latarias aparentemente com pouco valor para competir em concursos de elegância, nos quais ele já conquistou alguns prêmios. Marx mantém uma equipe de sete pessoas apenas para restaurar os carros de seu acervo. “Meu funileiro mais antigo me carregou no colo”, diz.

Um dos destaques de sua coleção é um Karmann Ghia Porsche usado pelos pilotos Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace e Wilson Fittipaldi Jr. na época em que pertenciam à equipe Dacon. O veículo participou de corridas em 1966, 1967 e 1968. “Costumo dizer que esse carro não tem banco e sim trono; afinal, grandes pilotos brasileiros correram nele. Ele estava totalmente depenado quando o comprei, em 2001”, afirma. Sua coleção também carrega histórias de família. O queridinho é um charmoso Austin-Healey 100, de 1955, usado no casamento de seus avós. “Esse não vendo por nada!”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa Renova Recorde Histórico e Fecha Perto dos 139 Mil Pontos

  • Pepe Mujica

    Morre José Alberto Mujica (1935-2025), Ex-presidente do Uruguai

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.