Encontrar uma bebida super antiga é uma das coisas raras de se acontecer nos dias de hoje. Mas a bodega espanhola, Barbadillo, produziu uma série de edição limitada de Xerez, chamada Amontillado Sherry, que tem 125 anos de idade.
Feito pela Versos 1891, são apenas 100 garrafas que vieram a partir de um barril que pertencia ao ex-diretor da empresa, Manuel Barbadillo. Cada um custa surpreendentes de £ 8.000, cerca de US$ 11.000 – quase R$ 44.000.
Tim Holt, diretor da marca na região do Reino Unido e na Ásia-Pacífica, disse ao “The Drinks Business” que “queríamos fazer algo especial com um dos Xerez mais antigos que temos. São tesouros maravilhosos que pertencem à reserva da família”. Holt nomeia a bebida como concentrada, rica e robusta.
VEJA MAIS: Aprenda a fazer a mais cara e exclusiva margarita do mundo
A Amontillado Sherry foi engarrafada manualmente com um cristal em forma de tinteiro, embalada em uma caixa de couro espanhol feita em Ubrique, nas serras espanholas – suposto lar das melhores bebidas do gênero.
Xerez, que é um tipo de vinho forte e licoroso pode não ser uma bebida tradicionalmente de luxo, mas Holt espera mudar esta ideia. “Luxo significa qualidade. Espero que este seja um divisor de águas para nós, como empresa, e para este mercado, como um todo”, explicou. “É uma proposta comercial, uma filosofia que diz sobre qualidade, esperamos que incentive outros produtores de Xerez a fazer o mesmo. Uma proposta de revolucionar a área e reavaliar a bebida como um vinho de classe mundial”, disse o diretor da Barbadillo.