A companhia japonesa ALE planeja unir entretenimento com exploração espacial. A empresa de transportes pretende criar um meteoro artificial, que seria lançado de satélites na órbita da Terra para formar falsos fenômenos espaciais, como estrelas cadentes e chuvas de meteoros.
VEJA MAIS: Cientistas descobrem pista sobre o surgimento da vida na Terra
O projeto, que pretende também servir de base para pesquisas astronômicas, deve ficar pronto em 2018. O satélite será fabricado pela também japonesa Axelspace, companhia de tecnologia espacial, e carregará equipamentos que serão controlados a partir da Terra. Cerca de 1.000 pequenas partículas semelhantes a meteoros, pesando 50 kg ao todo, serão carregadas pelo sistema.
E AINDA: Satélites da NASA flagram reconexão magnética pela primeira vez
A tecnologia percorrerá 7,8 km a cada segundo ao redor do planeta, fazendo o trajeto do Polo Norte ao Polo Sul. O sistema será ativado em determinados pontos da Terra e lançará projéteis alaranjados, azuis e vermelhos. Em simulações, a companhia mostra que os pontos de luz serão mais brilhantes do que a estrela Sirius, o segundo astro mais visível no céu, depois do Sol.
As luzes serão vistas mesmo em cidades poluídas, como Tóquio, Nova York e São Paulo, e ficarão a pouco mais de 80 km acima do nível do mar.