A Herman Miller faz nesta quinta-feira (20) o relançamento mundial de uma de suas peças mais emblemáticas, a cadeira Aeron. A nova versão do produto traz algumas mudanças significativas. O encosto, por exemplo, recebeu uma nova tecnologia nas fibras, que deixa a cadeira mais confortável. O Tilt, mecanismo que regula a postura, a altura e o equilíbrio da cadeira ficou mais fácil de ser usado e permite maior liberdade de movimento dos usuários. Já seu PostureFit SL, estrutura localizada no encosto, agora oferece ajustes independentes para a lombar e o osso sacro (parte de trás da bacia).
Um dos desafios da Herman Miller é manter seus produtos – muitos deles verdadeiros clássicos do mercado de móveis -, inovadores, mas sem que eles tenham o desenho original prejudicado. Para desenvolver a nova versão da Aeron, a fabricante contou com a ajuda de Don Chadwick, um dos designers responsáveis por sua criação, em 1994. Bill Stumpf, que também assinou o produto, faleceu em 2006.
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Quando chegou ao mercado sem o tradicional estofado característico neste tipo de produto, a Aeron revelou um novo conceito de cadeira para o trabalho. A peça recebeu o prêmio “Designs da Década” na categoria “Móveis para Escritório”, da Industrial Designers Society of America. Ela também pertence à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).
Para divulgar o produto na América Latina, a Herman Miller convidou a diretora da SP-Arte, Fernanda Feitosa, e o arquiteto Maurício Arruda. Eles serão as primeiras pessoas a receberem a peça no Brasil. A dupla gravou vídeos sobre a cadeira que serão divulgados nas redes sociais da fabricante. No Brasil, a nova Aeron estará disponível para venda a partir de novembro e contará com duas novas cores além do tradicional tom grafite: mineral (quase branco) e carbono.