Uísques são encarados, tradicionalmente, como produtos de uma indústria masculina que produz bebidas para homens. Entretanto, a verdade é que as mulheres são – e sempre foram – essenciais para manter este mercado vivo e crescendo com o passar dos anos. Elas são parte crucial da história do uísque.
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No próximo ano, a Toulvaddie vai se tornar a primeira destilaria fundada inteiramente por mulheres. E com a Golden Decanters, nascerá a primeira produtora de uísque independente com uma equipe totalmente feminina.
A coleção é formada por quatro garrafas - cada uma de um destilaria diferente - e custa US$ 9.060As co-fundadoras Julia Hall Mackzenzie-Gilanders e Ann Medlock estão apostando em uma nova tendência no mercado dos uísques de luxo: vender coleções de alto valor depois de um trabalho de curadoria e compra de garrafas de edições limitadas.
A dupla está seguindo os passos de grandes coleções de uísque como The Paterson Collection, Dalmore Constellation, a colaboração da Macallan com a Lalique, entre outras. A primeira coleção Golden Decanters apresenta quatro tonéis de bourbon de primeiro preenchimento, cada um deles de uma destilaria diferente. Serão colocadas no mercado apenas 180 unidades (com quatro garrafas cada coleção).
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O investimento é alto. Embora não chegue nem perto da Paterson Collection, por exemplo, que custa £ 988.000 (US$ 1,2 milhão), o valor é significativo: £ 7,250 (US$ 9.060). Veja, a seguir, o que cada uma das garrafas reserva.
“The Highlander”, 19 anos, da destilaria Ben Nevis
O uísque mais novo da coleção – 19 anos – é da destilaria Ben Nevis, localizada na Escócia. Tem o tradicional odor de baunilha cremosa, típico de um bom barril de bourbon. Em seguida, surge um aroma de uma mistura rica, apimentada e doce, quase como um bolo de canela. Elementos frutados também estão presentes, como morangos, mirtilos e pêssegos. Sobre o sabor, a primeira coisa que se nota é a grossa textura leitosa. Não há muita surpresa na bebida, pois ela é um bom exemplo do que um excelente barril de bourbon pode fazer.
“The Golf Widow”, 22 anos, da destilaria Auchentoshan
É possível notar que os nomes dos uísques na coleção GD tem alguns elementos escoceses. Afinal, o golfe começou na Escócia. Auchentoshan é uma das destilarias mais famosas das terras baixas do país, localizada no sudoeste, próximo a Glasgow. Ela também é a única a usar destilação tripla (todas as outras fazem esse processo apenas duas vezes), do mesmo modo que os irlandeses.
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No olfato, a primeira impressão é o surpreendente cheiro de manteiga de amendoim. Em seguida, surge um aroma de chocolate e até um pouco de lavanda. Mas o grande destaque é a manteiga, que é muito agradável, e que aparece também no gosto. A bebida é extremamente gostosa – a combinação com os elementos de baunilha e chocolate é perfeita.
“The Tight Line”, 34 anos, da destilaria Glenlivet
O uísque da Glenlivet é um dos mais emblemáticos da região escocesa de Speyside. A bebida leva os amantes de doces ao paraíso, graça ao seu excelente sabor adocicado artificialmente. Também é possível perceber uma mistura cítrica, como morango maduro e abacaxi. O elemento doce é ressaltado tanto pela percepção amanteigada e de baunilha na boca, um indicador clássico de um bom barril de bourbon.
“The High Drive”, 26 anos, da destilaria Bowmore
A Bowmore é a destilaria mais antiga em Islay, uma das capitais do mundo quando o assunto é uísque de malte. Também é um ótimo lugar para apreciar peated uísques (uísques turfados, produzidos com a ajuda da turfa, uma espécie de carvão vegetal). O High Drive é a ovelha negra da coleção GD.
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A bebida é oleosa, tem caramelo, é rica em café e amarga. Entretanto, o sabor é muito mais suave do que o cheiro: principalmente doce e herbal, como ervilhas verdes, mas que termina com uma sensação ferrosa e defumada. É um contraste inesperado, mas que combina muito bem.
Um fato interessante sobre esta coleção é que ela prova que sabores extremamente diferentes podem ser feitos a partir de um tipo similar de barril. Estes uísques bourbon abrangem uma enorme variedade de cheiros e sabores – e a experiência é muito divertida.
Julia e Ann estão ansiosas para manter um relacionamento concreto com todos os seus clientes e, pensando nisso, fizeram um convite para aqueles que comprarem a coleção Golden Decanters. “Nós queremos que nossos consumidores se sintam como membros de um clube exclusivo. Todos eles estão convidados para fazer um tour por um das destilarias da coleção. E, se comprarem mais uma unidade, nós o levaremos para uma road trip para todas as quatro!”.