Araiar do sol, em São José dos Campos, os últimos detalhes para o primeiro voo oficial do Lineage 1000E (fora do contexto de testes) estão sendo providenciados. Um exemplar – são 31 unidades pelo mundo – foi mostrado para futuros compradores na convenção Ebace, em Genebra.
LEIA MAIS: 10 países com o maior número de jatos particulares do mundo
O preço inicial do Lineage é de US$ 55 milhões, valor que é alterado conforme a personalização definida pelo cliente. Desde o lançamento, em 2009, a indústria acompanhou três momentos de mercado. Segundo Gustavo Teixeira, vice-presidente de vendas para América Latina, os primeiros compradores vieram do Oriente Médio. Depois, a China passou a adquirir exemplares. Agora o interesse vem dos EUA.
No Brasil não há nenhum proprietário do modelo. Uma característica atraente do Lineage é seu alcance de voo, de 4.600 milhas náuticas (8.519 quilômetros) – ou seja, ele tem autonomia para fazer o trajeto São Paulo-Nova York sem interrupções, assim como a concorrida rota de negócios Dubai-Londres.
Logo ao embarcar, vê-se o lobby com piso de mármore branco, seguido por uma cozinha completa. À esquerda está a cabine dos pilotos. O segundo ambiente, na versão apresentada a FORBES, é uma sala com quatro assentos e mesas opcionais para jantar. A aeronave tem três banheiros.
A área central, mais ampla, tem assentos reclináveis com mesas retráteis, sofá e TV. No fundo da aeronave fica a suíte master, com cama queen size e banheiro completo, e logo em seguida há um grande compartimento de bagagem de 12,54 metros cúbicos, que pode ser acessado inclusive durante o voo.
VEJA TAMBÉM: Jato de US$ 83 milhões tem decoração em estilo viking
Uma das apostas da empresa brasileira para superar a feroz concorrência é o cuidado com detalhes, como o discreto corrimão nas laterais e as janelas agrupadas em duplas, que resultam em um aspecto visual agradável. Luzes, portas, música, televisão e janelas podem ser controlados por um só dispositivo, como um iPad.
Todas essas comodidades estão dispostas em um ambiente interno com dimensões comparáveis às de um apartamento de 70 metros quadrados. São cinco zonas distintas, com capacidade total para 19 pessoas, separadas por portas automáticas e que isolam os ambientes – a proposta é que os viajantes usem o modelo para realizar reuniões e trabalhar, o que torna a privacidade e o silêncio fatores determinantes. “É possível manter o ritmo de trabalho sem perder comodidade”, diz Teixeira.
É verdade. Eu estava a trabalho, e foi com dor no coração que desembarquei desse avião.