O mítico Hotel Byblos – que abriga em sua propriedade a balada Les Caves du Roy – acaba de completar meio século. Sua história é fortemente ligada à ascensão do vilarejo de Saint-Tropez, que até meados de 1950 não tinha nem de perto o status que alcançaria logo depois e que manteria até hoje. Foi em 1960 que o magnata libanês Jean-Prosper Gay-Para manifestou o desejo de construir um palácio para a atriz francesa Brigitte Bardot, por quem era apaixonado.
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As obras começaram em 1965. Em maio de 1967, o Byblos abriu suas portas com três dias de festa para 700 pessoas. Em setembro do mesmo ano, o empresário francês Sylvain Floirat (1899-1993) adquiriu a propriedade – que continua sob o controle de sua família – e transformou o local em objeto de desejo da elite mundial. Personalidades como Cher, Jack Nicholson e Mick Jagger são alguns de seus frequentadores históricos.
Para celebrar a data, o hotel firmou parcerias com grifes tradicionais. A relojoaria suíça Audemars Piguet, por exemplo, revisitou o modelo Royal Oak Off shore em duas edições. Serão comercializadas apenas 70 peças: 20 com caixa de aço escovado e diamantes para mulheres e 50 de ouro rosa para homens. Ambas versões têm pulseira de borracha branca. Os relógios só serão vendidos no hotel, por € 28.600 (feminino) e € 46.900.
A parceria com a Dom Pérignon resultou em cinco garrafas da safra vintage de 2003. Cada uma delas recebeu pinturas à mão que simbolizam as décadas de existência do Byblos e do lounge Les Caves du Roy. Estão sendo comercializadas no hotel por € 50 mil cada.
Desde 2010, a marca Sisley comanda o spa do Byblos e oferece serviços estéticos e de relaxamento aos hóspedes. Para o cinquentenário, lançou a Byblos Vanity Bag, nécessaire de viagem com um perfume com notas de flor de laranjeira, creme anti-idade, loção para o corpo e creme pós-sol. Pode ser comprada até o começo de outubro por € 2 mil.
A maison Goyard criou uma linha limitada de 50 bolsas com número de série, no melhor estilo da Riviera Francesa. Será vendida apenas no Byblos por € 4.200 até o início de outubro. A italiana Missoni, com seus tricôs emblemáticos, vai adornar a maior suíte do hotel, de 180 metros quadrados. Para a decoração, a diretora criativa Rosita Missoni diz ter se inspirado nas cores de Saint-Tropez, no mar e no jardim do hotel.
Outro ícone de excelência e design, a montadora inglesa Rolls-Royce “entrou na festa” revisitando o conversível Dawn. Para celebrar a data, disponibilizou uma unidade customizável com a sigla B50 ao lado de seu centenário nome e pintura de duas cores exclusivas – as mais caras já usadas pela marca. O preço sugerido para esse carro comemorativo é de € 492 mil.