Viajantes com orçamento limitado que querem ficar nos lugares mais agitados do mundo têm um novo guia ao qual recorrer: o anúncio do prêmio anual HOSCAR. A lista de vencedores de 2018, divulgada no início do ano, elege os “melhores” hostels do mundo.
VEJA TAMBÉM: 5 maiores mitos sobre hostels
Os prêmios do HOSCAR, acrônimo para HOStelworld Customer Annual Ratings, que têm como objetivo reconhecer a excelência em acomodações acessíveis para viajantes, brincam com o que o Oscar faz no mundo dos filmes.
Os HOSCARs foram baseados em cerca de um milhão de avaliações de experiências pessoais de viajantes em hostels em 2017, que reservaram suas estadias por meio do Hostelworld, uma agência de viagens online que patrocina a premiação. A empresa, sediada em Dublin, representa cerca de 33 mil propriedades, em 170 países.
Os critérios para as avaliações incluem: experiência do cliente, custo benefício, segurança, localização, staff, atmosfera, limpeza e estrutura. As categorias foram determinadas pelo tamanho da propriedade, continente e cidade, assim como uma série de áreas especiais como “melhor hostel novo” e “melhor hostel para grupos”.
Feargal Mooney, CEO do Hostelworld, diz que, neste ano, há uma série de novas cidades representadas na categoria “hostel mais popular”. Colômbia, por exemplo, “deu um grande salto” neste ano e aparece na lista pela primeira vez. Bogotá, Cartagena das Índias, Medellín e Santa Marta estão entre as top 11 novas cidades. Localidades vietnamitas também estão representadas na categoria de mais populares.
LEIA: UNDER 30 de FORBES Brasil terá indicações online
Muitos hostels foram multicampeões neste ano. O Majdas em Mostar, na Bósnia e Herzegovina, venceu em três categorias, incluindo o segundo lugar para melhor hostel pequeno do mundo e terceiro para melhor hostel da Europa.
No geral, os hostels se transformaram substancialmente em relação ao que eram antes, espaços desconfortáveis e sujos, e se tornaram estabelecimentos seguros e modernos, que frequentemente oferecem estrutura de cozinha e lavanderia, cafés e outros espaços sociais, recepção 24 horas e uma série de eventos culturais. Além dos quartos compartilhados no estilo de dormitório, muitos oferecem quartos privados com banheiros anexos e design de ponta, similares a hotéis boutique.
Veja, na galeria de fotos abaixo, os melhores hostels do mundo por categoria:
-
Reprodução/Facebook Sungate One
Madri, Espanha
Categoria: melhor hostel pequeno (de 1 a 75 camas), melhor localizaçãoO Sungate One promete mostrar uma nova maneira de descobrir a cidade, por meio de recomendações de restaurantes, vida noturna e atividades culturais.
O hostel tem localização privilegiada no centro da cidade, com fácil acesso ao aeroporto e à estação de trem. Essa base para mochileiros está no coração da cidade, em um bairro chamado Centro, perto dos monumentos históricos, principais atrações de vida noturna e área de compras da cidade.
-
Reprodução/Facebook Soul Kitchen
São Petersburgo, Rússia
Categoria: melhor hostel médio (de 76 a 150 camas), melhor hostel da Europa, melhor estruturaAlém dos diversos prêmios que recebeu do Hostelworld, o Soul Kitchen também foi incluído entre os Top 10 Hostels de Luxo pelo jornal “The Guardian” e venceu o prêmio de Melhor Hostel Design nos Russian Hospitality Awards 2017.
Os proprietários do Soul Kitchen são hoteleiros apaixonados que investiram tempo para conceitualizar e construir o hostel do zero. Seus objetivos são unir a privacidade de um hotel com a atmosfera social de um hostel jovem, assim como um design interior cuidadosamente decorado.
O Soul Kitchen está localizado na área mais bonita e central de St. Petersburgo (perto da Catedral de Santo Isaac), em um prédio neobarroco de quase 150 anos, no dique do Rio Moika, a curta distância das principais atrações e dos locais mais interessantes da cidade.
-
Reprodução/Facebook Star Hostel Taipei Main Station
Taipei, Taiwan
Categoria: melhor hostel grande (entre 151 e 350 camas), melhor hostel da ÁsiaO Star Hostel começou com uma visão principal: criar um lugar limpo, verde e aconchegante para viajantes. Eles ajudam os viajantes a embarcar em uma jornada única que revela atrações locais não tradicionais, coluna vertical da cultura de Taiwan, e mergulhar mais profundamente na experiência do país. O hostel oferece atividades e eventos semanal e mensalmente, o que é uma ótima chance para conhecer novos amigos.
-
Reprodução/Facebook Lub D Phuket Patong
Phuket, Tailândia
Categoria: melhor hostel extra grande (acima de 350 camas)O hostel fica a três minutos de caminhada da praia, no coração de Patong Entertainment District.
O hostel é do tipo “ver para crer”, com uma piscina com bordas de vidro e um grande terraço para aproveitar o sol, onde é possível desfrutar de alguns drinks e cervejas enquanto socializa com outros viajantes.
Lub d Paton é um destino ultra moderno, bacana, na moda e instagramável, com uma enorme área comum que oferece tudo: de uma área de jogos, com mesa de sinuca e pebolim, a um ringue completo de Muay Thai Boxing e uma área de treino no meio do lobby.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação The B.I.G.
Cidade do Cabo, África do Sul
Categoria: melhor hostel da ÁfricaEsse lindo hostel boutique para mochileiros é um local especial e convidativo, que exibe as características únicas da Cidade do Cabo.
O B.I.G. tem uma piscina cristalina e um jardim para conforto e relaxamento. Tem quartos para uma, duas e três pessoas ou no estilo dormitório para passar um tempo e simplesmente relaxar.
The B.I.G. fica em Green Point, o que permite a seus hóspedes acesso fácil ao melhor que a Cidade do Cabo tem a oferecer. Situado em uma rua tranquila, aninhado sob a Signal Hill, o hostel está a 10 minutos a pé do vibrante Victoria & Alfred Waterfront, do Cape Town Stadium e de lojas, restaurantes, casas noturnas e bares locais, assim como de uma academia de ginástica e um centro fitness. Também está perto de praias, calçadões, museus e galerias.
-
Reprodução/Facebook Chili Kiwi Lakefront
Pucón, Chile
Categoria: melhor hostel da América LatinaO Chili Kiwi é um hostel operado para mochileiros e por mochileiros. É divertido, social e com informações para as necessidades específicas dos viajantes.
Entre as opções de acomodação, há dois quartos no alto de uma casa na árvore, com vista para o lago, e três quartos em formato de caverna no jardim. A atmosfera, porém, é a cereja do bolo: tranquila, divertida e social.
-
Reprodução/Facebook Poco a Poco Hostel
León, Nicarágua
Categoria: melhor hostel da América do NorteQuartos espaçosos com colchões confortáveis, muitos lugares para relaxar, um grande jardim verde, um terraço no estilo rooftop bacana e muitas redes. O local também tem uma “área para refrescar”, com chuveiros ao ar livre e chuveiros mistos.
O hostel está localizado no centro histórico da adorável León, ideal para quem gosta de cultura, comida boa e bares. A catedral e a praça central estão a apenas três quarteirões de distância, e a rua de bares “zona rosa”, a dois quarteirões.
-
Reprodução/Facebook Adventure Q2 Hostel
Queenstown, Nova Zelândia
Categoria: melhor hostel da OceaniaFeito para viajantes jovens e independentes do mundo todo, o Adventure Q2 oferece principalmente acomodação em quartos compartilhados e atividades na maioria das noites da semana para tornar mais fácil conhecer pessoas do mundo todo. Além disso, por estar bem no coração da cidade, você está perto de tudo.
-
Reprodução/Facebook Discovery Hostel
Rio de Janeiro, Brasil
Categoria: melhor hostel do BrasilO Discovery foca em criar uma ótima atmosfera social para conhecer pessoas novas e explorar o Rio de Janeiro! Mantido por pessoas que viajaram pelo mundo, o hostel oferece a mochileiros e outros viajantes todo o conforto de um hostel boutique e o acolhimento de uma estadia em casa.
-
Reprodução ClinkNOORD
Amsterdã, Holanda
Categoria: hostel mais popular, melhor hostel para gruposO ClinkNOORD está localizado na culturalmente vibrante Noord, a apenas dez minutos da Estação Central de Amsterdã. Basta pegar a balsa pelo IJ River, que funciona 24 horas por dia, e o hostel está a três minutos de caminhada. O ClinkNOORD tem interiores modernos no estilo holandês e uma atmosfera amigável e relaxante. O hostel oferece acomodação em dormitório e quartos privativos.
O ClinkNOORD tem ainda fantásticos espaços sociais, incluindo um espaço de biblioteca/trabalho, um atrium solar e espaçoso, um café e um bar. O hostel recebe eventos quase todas as noites, com reuniões para viajantes solo, música ao vivo, DJs e workshops de produção de coquetel. Artistas e músicos frequentam o ClinkNOORD regularmente. Encontrá-los em performances ou em um processo de criação é parte do programa ClinkCREATIVE do hostel.
-
Reprodução Dalat Friendly Fun
Da Lat, Vietnã
Categoria: melhor custo benefícioO Dalat Friendly Fun oferece incríveis passeios de aventura como canoagem, paragliding, caminhada pela floresta, mountain biking, cavalgadas, passeios de elefante e muito mais.
-
Reprodução/Facebook 5 Terre Backpackers
Cinque Terre, Itália
Categoria: melhor atmosferaO hostel é ideal para qualquer um que queira aproveitar melhor a natureza e relaxar em Cinque Terre. O 5 Terre Backpackers ostenta uma localização fantástica, rodeado por verde e muito próximo ao Cinque Terre National Park.
Com vistas panorâmicas da montanha, esse hostel é um prédio antigo com paredes de pedras e dois quartos privativos confortáveis, um para duas pessoas e um para três, um quarto com quatro camas e um com sete. Os quartos são caracterizados por uma mistura de design rústico e contemporâneo, com piso e forro de madeira e decoração moderna.
-
Reprodução/Facebook Jazz Hostel & Apartments
Bled, Eslovênia
Categoria: melhor staffO Jazz oferece acomodação conveniente, em uma parte pacífica de Bled, a apenas 5 minutos de distância a pé do lago, 10 minutos para o castelo e a cerca de 5 minutos para o centro da cidade.
O hostel oferece atividades para todos os gostos e bolsos, como as numerosas atividades ao ar livre (rafting, canoagem, caiaque, bicicleta, caminhada ou cavalgada) e as excursões (Parque Nacional Triglav, Julian Alpes, cavernas Postojna e Ljubljana).
-
Reprodução/Facebook Faloe Hostel
Kota Kinabalu, Malásia
Categoria: melhor hostel novoO Faloe Hostel é algo completamente novo em Kota Kinabalu, localizado a uma curta distância do centro da cidade, com design moderno, industrial e nórdico.
-
Reprodução/Facebook Wombats
Viena, Áustria
Categoria: melhor rede de hostelsO hostel é caracterizado por áreas comuns aconchegantes, um ambiente social e um amigável staff local. O lounge é uma gigante área confortável com todos os padrões e extras de que você precisa para relaxar, informar-se e socializar. Há ainda o Wombar, que serve bebidas e comidas baratas.
Sungate One
Madri, Espanha
Categoria: melhor hostel pequeno (de 1 a 75 camas), melhor localização
O Sungate One promete mostrar uma nova maneira de descobrir a cidade, por meio de recomendações de restaurantes, vida noturna e atividades culturais.
O hostel tem localização privilegiada no centro da cidade, com fácil acesso ao aeroporto e à estação de trem. Essa base para mochileiros está no coração da cidade, em um bairro chamado Centro, perto dos monumentos históricos, principais atrações de vida noturna e área de compras da cidade.