A compra de artigos de luxo é motivada, principalmente, pelo desejo e pela magia que as grifes emanam. Independentemente de modismos e de crises econômicas, os produtos desta categoria continuam sendo comercializados, embora o perfil de compra varie muito dependendo da nacionalidade dos consumidores, faixa etária, renda e gênero.
LEIA MAIS:Por que marcas de luxo têm se auto-sabotado
A plataforma Statista realizou uma pesquisa extensa sobre o segmento de luxo nos Estados Unidos. Por meio de um questionário de múltipla escolha, 900 norte-americanos, sendo 618 mulheres e 282 homens, a partir de 18 anos, participaram do estudo. Questões como as marcas mais desejadas pelos consumidores e as mais compradas estão entre os tópicos abordados no levantamento.
Entre os resultados na categoria moda e acessórios, é possível perceber que a italiana Gucci, pertencente ao grupo Kering, é a marca mais conhecida e mais desejada da atualidade: 79% dos entrevistados afirmam conhecê-la e 50% gostariam de ter produtos da grife. Entre as mais conhecidas estão, ainda, Chanel (74%) e Michael Korns e Tiffany & Co. (empatadas com 72%). Entre as desejadas, a Gucci é seguida por Michael Korns e Louis Vuitton (empatadas com 45%).
SAIBA MAIS:Como a Dolce & Gabbana redefiniu o luxo millennial
As mais conhecidas e desejadas não significam, necessariamente, as mais vendidas. Embora a Gucci apareça no topo da lista de desejos, a marca mais presente no guarda-roupa dos entrevistados é a Michael Kors: 42% dos entrevistados afirmaram possuir produtos da grife.
O mesmo comportamento é observado no segmento de cosméticos. A maior parte dos norte-americanos que participaram do levantamento – 69% – reconhece a Estée Lauder como a marca mais conhecida do segmento, mas a maioria deles usa Clinique (44%).
Confira, na galeria de gráficos a seguir, algumas das principais constatações da pesquisa sobre consumidores de luxo nos segmentos moda/acessórios e cosméticos:
-
Arte: Forbes Brasil 10 Marcas de luxo de moda/acessórios mais conhecidas
-
Arte: Forbes Brasil 10 Marcas de luxo de moda/acessórios que as pessoas mais desejam
-
8 Marcas de luxo de moda/acessórios das quais as pessoas mais possuem produtos
Michael Kors – 42%
Gucci – 32%
Tiffany e Co. – 24%
Chanel – 23%
Burberry – 23%
Louis Vuitton – 22%
Dior- 16%
Prada – 14% -
Arte: Forbes Brasil 10 Marcas de cosméticos mais conhecidas
-
Anúncio publicitário -
Arte: Forbes Brasil 10 Marcas de cosméticos das quais as pessoas mais possuem produtos
-
Arte: Forbes Brasil 5 categorias de produtos cosméticos que as pessoas mais possuem
10 Marcas de luxo de moda/acessórios mais conhecidas