Desde que eu era um escritor ávido e inexperiente sobre iates, em 1995, a “estação do boatshow”, no início do outono, sempre me causou sentimentos contraditórios. Por um lado, eu gosto de ser o primeiro a ver as novidades, os iates recém-lançados, os mais rápidos, maiores e mais caros do evento e colocá-los na água. Mas, como minha casa é Boston, o final do verão também traz a doce dor da melancolia que chega quando os dias ficam mais curtos, o sol se enfraquece e os céus ficam cinzentos por semanas.
LEIA MAIS: Conheça a nova luxuosa coleção de iates Ritz-Carlton
No entanto, o sul da França está sempre ensolarado em setembro. E, felizmente, quando se trata de grandes iates, a temporada de barcos de outono começa, oficialmente, no Cannes Yatching Festival, realizado entre de 11 a 16 de setembro. Os ingressos vão de €15 a €1.122,00. Com mais de 500 novas embarcações em exibição e cerca de 150 estreantes, não há escassez de novos, rápidos, grandes e caros iates para ver. E por mais que eu queira observar e testar todos eles, isso seria impossível.
Veja, na galeria de fotos abaixo, os 5 maiores iates que estão no topo da minha lista:
-
Reprodução/Forbes Baglietto 48 meter
O maior iate a ser premiado em Cannes é o mais recente modelo da italiana Baglietto, que está construindo barcos em La Spezia há mais de 160 anos. Este iate de 48 metros foi projetado pelo estúdio Francesco Paszkowski Design e possui um sistema de estabilização inovador. “Estou convencido de que esta embarcação representa perfeitamente a filosofia da Baglietto”, disse Michele Gavino, CEO da companhia. “Este é um iate que dá continuidade a nossa tradição, mas aproveita as soluções inovadoras que o tornam único. As grandes janelas, por exemplo, promovem uma harmonia perfeita entre as áreas internas e externas, com o deque como marca registrada da Baglietto. E a nova estrutura de praia responde perfeitamente ao desejo do cliente de acessar o mar. Os interiores são motivo de orgulho para a empresa.”
-
Reprodução/Forbes Southern Wind 96
De acordo com a companhia, as linhas do casco do Southern Wind 96, projetadas pela Farr Yacht Design com o conceito geral desenhado pela Nauta Design, expressam seu lema: “A simplicidade é a essência do bom design”. Como resultado, este iate de 29 metros foi projetado para fornecer excelente velocidade de vento leve com um tamanho de equipamento gerenciável. O hardware do deque foi otimizado tanto para desempenho de cruzeiro quanto de corridas offshore. O layout interior inclui um grande salão acima da sala de máquinas que é acessível por meio de uma sala de controle. A cabine principal e as quatro suítes de hóspedes oferecem privacidade para todos a bordo.
-
Reprodução/Forbes CCN Fuorisereie 40 meter
A Floating Life, uma empresa de gestão de iates com sede na Suíça e escritórios em toda a Europa, convidou a CCN-Cerri Cantieri Navali, sediada na Itália, para construir este novo iate de expedição Light Ice Class de 40 metros. Andrea Pezzini, gerente de projetos e diretor da Floating Life, em colaboração com o Studio Sculli, desenvolveu o iate para se destacar em cruzeiros de longo alcance pelo Mar Mediterrâneo até os mares mais frios. O casco é feito de aço e reforçado para atender aos requisitos da Light Ice Class, enquanto a superestrutura é de alumínio.
-
Reprodução/Forbes Ferretti Navetta 42
Tanto o interior quanto o exterior da nova Navetta 42, de 40 metros de comprimento, da Ferretti, podem ser amplamente personalizados, para que cada proprietário possa criar seu próprio barco dos sonhos. O layout otimiza a maneira como os espaços são utilizados, adotando uma abordagem inovadora e atenta à organização dos interiores e, particularmente, aos ambientes externos, que apresentam quatro deques para oferecer a máxima privacidade e conforto no mar. Uma enorme suíte no convés principal é reservada para o proprietário, enquanto o layout no convés inferior possui quatro suítes VIP. O capitão tem uma espaçosa área de estar em frente, no convés superior, com uma cabine privada e acesso direto à estação principal do leme.
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes Conrad C133
Este iate de 40 metros de comprimento foi projetado por Reymond Langton e construído pelo estaleiro Conrad para um velejador experiente. O pedido foi de um iate extremamente elegante porém agressivo, com linhas modernas e exclusivas, que permanecessem atemporalmente estilosas. A embarcação foi construída segundo os mais altos padrões do norte da Europa e tem um layout com todos os elementos de um iate muito maior.
Baglietto 48 meter
O maior iate a ser premiado em Cannes é o mais recente modelo da italiana Baglietto, que está construindo barcos em La Spezia há mais de 160 anos. Este iate de 48 metros foi projetado pelo estúdio Francesco Paszkowski Design e possui um sistema de estabilização inovador. “Estou convencido de que esta embarcação representa perfeitamente a filosofia da Baglietto”, disse Michele Gavino, CEO da companhia. “Este é um iate que dá continuidade a nossa tradição, mas aproveita as soluções inovadoras que o tornam único. As grandes janelas, por exemplo, promovem uma harmonia perfeita entre as áreas internas e externas, com o deque como marca registrada da Baglietto. E a nova estrutura de praia responde perfeitamente ao desejo do cliente de acessar o mar. Os interiores são motivo de orgulho para a empresa.”