Em uma recente viagem a Boyne City, Michigan, tive a oportunidade de conhecer a fábrica de barcos personalizados Van Dam e de fazer passeios em duas que estavam disponíveis para venda. Saí com um profundo apreço pela dedicação e habilidade que a companhia, e seus clientes, dedicam aos barcos madeira, construídos desde 1977.
LEIA MAIS: 15 melhores super iates do ano
Uma empresa familiar, a Van Dam Custom Boats foi fundada pelo marido e esposa Steve e Jean Van Dam. O filho mais velho do casal, Ben, é agora o presidente da companhia. Ele literalmente cresceu no ramo. Ben se formou em arquitetura e engenharia naval pela Universidade de Michigan e, desde então, trabalha no negócio do clã.
A Van Dam se autointitula fabricante das melhores embarcações de madeira do mundo. Embora eu não tenha experiência suficiente para comprovar essa afirmação, depois de explorar sua fábrica, presenciar várias construções em andamento, conversar com Ben e com outros membros da tripulação e conhecer os vários navios concluídos, não tenho motivos para achar que é um exagero.
A empresa tem uma operação completamente personalizada. Com 41 anos de atividade, eles produziram 56 barcos diferentes. Não há duas embarcações iguais. São veleiros, lanchas, cruzadores, barcos de um dia. Cada modelo é projetado e construído sob encomenda, em colaboração com seu futuro proprietário.
A construção de um barco Van Dam começa com o design: uma série de conversas com o comprador, que detalha o tipo de embarcação que idealiza, como ela será usada, onde será usada e o estilo desejado. Essas conversas podem durar meses, a depender do nível de envolvimento que o comprador deseja ter.
“O processo é o que nos diferencia”, diz Jeremy Pearson, da Van Dam’s Worldwide Sales. Os proprietários podem se envolver intimamente em todos os aspectos do design, colaborar nas decisões com os especialistas e estar ligado ao barco muito antes de sua conclusão. A colaboração é bem-vinda, porque quanto mais cedo e mais profundamente o comprador se envolver no processo de design, menos mudanças precisarão ser feitas durante o processo de produção.
Mesmo que a Van Dam construa barcos à mão em madeira, um material muito tradicional, não hesita em integrar tecnologia avançada onde faz sentido e melhora a qualidade do produto final. O processo de projeto envolve software de 3D e usinagem de controle numérico computadorizado (CNC), usados para criar visualizações em poliéster em tamanho real.
VEJA TAMBÉM: 12 melhores gadgets para super iates de 2018
Os barcos Van Dam são feitos com matéria-prima especialmente selecionada. Os cascos são construídos a partir de pedaços finos de madeira, prensados e laminados com camadas de epóxi. A madeira é envelhecida e seca até um percentual muito baixo de umidade antes da laminação, e o epóxi a protege contra qualquer futura penetração de umidade ou de apodrecimento. A laminação é finalizada em sacos selados a vácuo antes da montagem e instalação final, uma técnica emprestada da construção de aeronaves. Alguns cascos são pintados, enquanto alguns revelam grãos de madeira, dependendo do design escolhido. A empresa consegue dar até um acabamento espelhado em sua madeira.
A Van Dam também aplica sua habilidade a sistemas mecânicos e elétricos. Os elementos dos sistemas de controle e acionamento não são somente altamente funcionais, mas também lindamente detalhados e acabados. O lingote de alumínio, aço inoxidável e outros materiais duráveis são usados extensivamente.
Dois barcos estavam em andamento no piso principal da fábrica durante minha visita: um veleiro e um cruzador diurno, cada um com 12 a 15 metros de comprimento. Uma bela lancha estava em fase final de construção em outra área da fábrica. Seu dono, um médico chamado John, estava presente e disponível para responder a perguntas sobre seu barco, o segundo que a Van Dam constrói para ele.
Os barcos personalizados tem garantia durante toda a vida útil da embarcação. Ben diz, orgulhoso, que a empresa nunca teve uma reivindicação de garantia, o que é um tributo à qualidade da construção.
Por mais que eu tenha gostado da visita à fábrica, fiquei muito feliz de ter a oportunidade de entrar dois barcos prontos. Primeiro, fiz um breve passeio em uma embarcação de 9,5 metros, My 3 Sons,originalmente encomendada pelo falecido ator Edward Hermann, em 2004, e renovado para seu segundo dono, em 2013. Como Hermann tinha 1,80m de altura, o barco precisou de cabine e acessórios de tamanho acima do normal. O barco está à venda por US$ 249,000
O segundo barco que experimentei foi uma lancha de 8 metros que a Van Dam chama de série Gage-Hacker, uma homenagem aos barcos elegantes dos anos 1930. Construído em 2007 com mogno africano e hondurenho, o barco recebeu o nome de “After 3” e é alimentado por um motor Mercruiser 350 MAG. Também está à venda por US$ 249 mil. Baixa e elegante, a lancha é muito bem trabalhada. O casco de madeira parecia absorver impactos e isolar sua passageiros dos choques na água. A popa mergulha profundamente à medida que a proa sobe, e o barco mergulha graciosamente para o lado enquanto gira. O passeio é tão suave que se torna luxuoso.
Atualmente, há cerca de uma dúzia de barcos Van Dam no mercado, com preços que variam de US$ 150 mil a mais de US$ 1 milhão. O processo de construção leva pelo menos 10 meses, do início ao fim, ou provavelmente até mais tempo.
Veja na galeria de fotos alguns dos luxuosos barcos Van Dam:
-
Blue Star
-
Star
-
My 3 Sons
-
Ghost
-
Anúncio publicitário -
Madeleine
-
Luv ‘N It
-
Cyclone
Blue Star