Marcos Proença começou a se arriscar no universo da beleza com apenas 14 anos, quando penteava sua mãe e a tia inspirado pela abertura da novela da Globo “Locomotivas”. Naquela época ele, provavelmente, não imaginava que, passadas três décadas, seria o hair stylist oficial e preferido de algumas importantes atrizes da Globo, como Deborah Secco, Ingrid Guimarães, Gabriela Duarte e Flávia Alessandra. Esta última transformou-se em muito mais do que cliente: além de amiga, é sócia de Proença no novo salão.
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Hoje, aos 42 anos, “Pro”, como é mais conhecido, comemora a abertura de um novo empreendimento (inaugurado na quarta-feira, 17), localizado no bairro paulistano Vila Nova Conceição, e de sua primeira década como proprietário. O novo espaço possui, no total, cinco sócios: além da atriz global, fazem parte do negócio Nádia Tambasco, Marília Tambasco e Tiago Aprigio, três profissionais de destaque de sua equipe. No novo projeto foram investidos cerca de R$ 3 milhões. Para o ano que vem, Proença revelou à FORBES que pretende replicar o mesmo modelo de sociedade para abrir novas unidades: a parceria com profissionais de sua equipe e “amigas”, atrizes e, claro, clientes.
O novo templo da beleza foi projetado levando em conta os mínimos detalhes. A área de 500 m² assinada pela Entreposto contempla, além da estrutura de um salão convencional, um corner da joalheria Jack Vartanian e uma cafeteria assinada pelo Fran’s Café. Calcula-se que a estrutura do salão seja capaz de atender cerca de 3 mil clientes por mês. Ele estará por lá todas as quarta-feiras.
Antenado com o mundo e com as principais tendências, Proença divide sua concorrida agenda entre viagens, eventos externos (como casamentos fora da cidade), clientes, transformações de atrizes (só da Deborah Secco já foram 10 mudanças de visual para atender aos requisitos de suas personagens), cursos e alguns “business” paralelos. Também em 2018, o hair stylist investiu na startup Make You App, que oferece serviços de salão em domicílio, tudo contratado por meio de aplicativos. (A estilista Lolita, umas das jovens promissoras da edição 2018 da lista Under 30 da FORBES, é uma das sócias da startup.) Desde 2011, Pro também atua como consultor no Grupo O Boticário e assina, atualmente, uma linha de produtos com a Eudora, batizada de Siàge.
Com bem mais do que meio milhão de seguidores no Instagram (639 mil), Proença revela que é extremamente conectado. Quando indagado sobre como busca inspirações, conta: “O cinema, o universo da música, a história da moda, tudo isso me serve de inspiração. Costumo olhar livros antigos porque acredito que a moda é cíclica. As coisas vão e voltam de maneiras diferentes. Eu sou muito ‘freak’ com isso, fico olhando tudo, observo muito os cabeleireiros das celebridades, os red carpets, as atrizes, modelos… E isso acaba sendo um clique para eu mesmo mudar. Mas o fundamental é ter um DNA que tem que ser respeitado e mantido”.