Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Alexandra Loras: "O mercado afro é o futuro do Brasil"

Alexandra Loras: “O mercado afro é o futuro do Brasil”

Ex-consulesa da França, ela promove fórum para debater o consumo da população negra

Alvaro Leme
25/11/2018 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Divulgação
Divulgação

Alexandra Forbes: evento para reunir executivos, marcas e organizações sociais

Ex-consulesa da França, a ativista e comunicadora Alexandra Loras reúne executivos, marcas e organizações sociais em São Paulo nesta segunda (26). O objetivo é debater a inclusão racial e o poder de consumo da população negra, tema do primeiro Fórum Diversifique. Ela conta a seguir um pouco sobre o evento.

LEIA TAMBÉM: Qual a importância de sair do centro e olhar para a periferia

Qual é seu objetivo com o fórum?

Colocar em contato formadores de opinião, militantes e ativistas. Pessoas que têm conteúdo, mas nunca sobem no palco de eventos sobre diversidade. Há protagonistas e acadêmicos que podem verbalizar as boas práticas de diversidade, e acho importante dar voz a essas pessoas. E ter na plateia CEOs, pessoas de RH, gente de agência de publicidade. São públicos que não se conhecem, não se frequentam.

Por que tantas pessoas acham que brasileiro não é racista?

É um tipo de negação que conforta muita gente. Achar que o monstro está no vizinho, nos Estados Unidos, na Europa, na África do Sul, e não em nós. Segundo o IBGE, 54% dos brasileiros são negros, então não numericamente não somos minoria. Mas somos uma maioria tratada como minoria.

LEIA TAMBÉM: Como fui impulsionado a fazer em 3 meses o trabalho de um ano inteiro na favela

A representação do negro não mudou nos últimos tempos?

Na publicidade e nos produtos, ainda aparecemos muito pouco. A novela, os desenhos animados e o livro didático não relatam o negro como consumidor ou empreendedor. Os produtos ditos “cor de pele” levam em consideração apenas os brancos, como se fosse o normal, o padrão, e estamos num país em que a maioria das pessoas não é branca. Se eu cortar o dedo e for comprar Band-Aid, tem do Homem Aranha e do Bob Esponja, mas não da minha cor. Precisamos conversar sobre isso. O mercado afro é o futuro do Brasil.

O ingresso do fórum custa R$ 500. Muita gente que se interessaria em participar não tem esse dinheiro. Criou alguma forma de incluir essas pessoas?

Sim. 80% das pessoas que emitiram o ingresso, não pagaram. Justamente pensando na inclusão. Quem quiser, pode usar o código DIV2018 e conseguir ir de graça também.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Diversidade
  • evento
  • ForbesMulher
  • racismo

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.