Se você ainda não circulou pela Avenida Paulista num domingo sem carros, olha aqui um bom motivo para fazê-lo: amanhã, das 11h às 13h, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo faz apresentação especial de Natal no vão livre do Masp. O espetáculo é grátis e não precisa nem sequer retirar ingresso com antecedência, é só chegar.
LEIA TAMBÉM: O CEO fã de punk rock que entrega música clássica
No programa, a obra-prima do alemão Georg Friedrich Händel, “O Messias”. Pode parecer lugar comum apresentar a peça sobre Jesus justo no mês do Natal. Mas aí é que vem a surpresa: a maestrina e regente titular da Osesp, Marin Alsop, criou uma versão atualizada com elementos de jazz e gospel.
O projeto tem um nome irresistível para quem ama trocadilhos: “Too Hot to Händel” (em inglês, “handle” significa “lidar”). Nasceu nos anos 1990, a partir de conversas de Alsop com amigos que apontavam que o trecho da obra em que se tem vontade de levantar e cantar junto demorava a chegar.
O concerto contará com a orquestra, o coro e o coro acadêmico da Osesp, acompanhados da soprano Cynthia Renée Saffron, da mezzo-soprano Vaneese Thomas e do tenor Rodrick Dixon.